SIMED 2024: a Simulação da ONU Colegial do Medianeira será em setembro
O evento reúne estudantes do Ensino Médio para discutir e aprender sobre geopolítica
A Simulação Interna do Colégio Medianeira (SIMED), também conhecida como ONU Colegial, acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de setembro. Essa será a 8ª edição do evento que tem como objetivo simular os debates reais da ONU, uma oportunidade para desenvolver a consciência global, posicionando os estudantes do Ensino Médio como protagonistas na transformação positiva do ambiente em que vivem.
A SIMED contará com três comitês de discussão, com no mínimo 20 delegados em cada um deles: Guerra de Yom kippur 1973 – Israel x Estados Árabes (liderança Síria e Egito); Crise econômica de 2008 e Sanções da Coreia do Norte. Sendo o primeiro deles com discussão específica em língua inglesa, elevando o grau de dificuldade, mas também proporcionando um contato mais profundo com o idioma.
Para a Orientadora Pedagógica, Claudia Furtado de Miranda, a ONU Colegial começa muito antes dos debates, já que os estudantes precisam de uma bagagem de estudo e dedicação. “Cada um deles pesquisa sobre geopolítica de acordo com o assunto do comitê que participa e nesse processo, o estudante tem a aprendizagem da análise, da síntese e da oratória indispensáveis nos dias de hoje. Além disso, eles aprendem a respeitar opiniões diferentes e têm a oportunidade de construir novas relações de amizade, estimulando a dimensão socioemocional”, comenta.
Essa é uma prática que visa experienciar as dinâmicas da diplomacia entre os países e instituições representativas reunidos para a defesa de causas comuns a determinados grupos, povos e nações. A negociação diplomática segue ritos específicos coerentes com as identidades de cada Estado-nação e seus interesses.
O orientador pedagógico, Mayco Delavy, lembra que a SIMED é uma estratégia que contribui para a formação integral com foco na cidadania global dos estudantes de uma insituição da Companhia de Jesus. “As habilidades de escuta, leitura, argumentação, trabalho em equipe, gestão do tempo, defesa dos Direitos Humanos, interculturalidade, entre outras, reforçam o caráter global de uma formação com foco nas três dimensões: cognitiva, socioemocional e espiritual”, afirma.
Assim como no ano anterior, a Simulação contará com a participação do Colégio da Polícia Militar do Paraná. A estudante da 2ª série do Ensino Médio, Sophia Zignani, convida todos os estudantes a participarem desse projeto. “É muito importante que cada vez mais estudantes possam aderir à SIMED, mesmo que não tenham tanta habilidade de debate ou oratória. Afinal, com o mundo cada vez mais globalizado, é importante que consigamos entender a relação entre os países e como podemos fazer parte disso. É muito legal falar sobre geopolítica e diplomacia e a ONU Colegial é uma oportunidade para exercer a cidadania global”, afirma.
Abertura do ONU Colegial do Medianeira
No dia 16 de setembro, a comunidade educativa do Medianeira está convidada a participar da abertura da SIMED. O evento começará às 17h30, no Salão Nobre e terá a presença de estudantes, educadores, da direção e também do Sempre-aluno Gustavo Blum.
Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Blum ministrará a palestra “Imperialismo e Guerra Fria: como entender os conflitos geopolíticos atuais?”, que trará esclarecimentos e reflexões essenciais para iniciar, com chave de ouro, os debates da nossa ONU Colegial.
Programação SIMED 2024
16 de setembro (segunda-feira)
Local: Salão Nobre
17h30: credenciamento
18h30: abertura
19h: palestra com o Dr. Gustavo Blum com o tema Imperialismo e Guerra Fria: como entender os conflitos geopolíticos atuais.
(Para pais dos estudantes que participam da ONU Colegial).
19h50 – 20h20: mini simulação dos comitês
Obs. Neste horário os pais podem aguardar no Salão Nobre.
17 de setembro (terça-feira)
Local: Sala de Humanidades, Sala de Leitura, Sala de Português e Biblioteca
Sessão 1
8h: início das simulações | 10h: Intervalo
Sessão 2
10h30: retomada das simulações | 12h – intervalo para almoço
Sessão 3
13h30: retomada das simulações | 15h30: intervalo
Sessão 4
15h50: retomada das simulações 17h – 18h: coletiva de imprensa
18 de setembro (quarta-feira)
Elaboração do DPO
Sessão 5
8h: início da simulações | 10h – intervalo
Sessão 6
10h30: retomada das simulações | 12h – intervalo para almoço
Sessão 7
13h30: início das simulações | 15h30: intervalo
Sessão 8
15h50 – 17h: finalização das simulações
17h – 18h: coletiva de imprensa e encerramento da SIMED
Imprensa na ONU Colegial
Na 8ª edição da SIMED, teremos uma novidade que é a presença da imprensa, mas de um jeito diferente, os próprios estudantes farão o papel de jornalistas, desenhistas e produtores de mídia. O objetivo é mostrar qual é a interferência midiática nas discussões reais da ONU. Assim, textos jornalísticos, crises e coletivas de imprensa farão parte das simulações de 2024.
ONU Intercolegial
A Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) tem como objetivo formar cidadãos globais, que pensam soluções inovadoras e criativas para o mundo. A ONU Intercolegial é um dos projetos que colocam essa missão em prática. Assim, estudantes de várias instituições de ensino da Rede se reúnem para debater temas importantes e atuais, garantindo um olhar descentralizado, fraterno e socialmente justo.
Em junho, os estudantes do Colégio Medianeira viajaram até Salvador para participar da ONU Intercolegial. Representantes de 14 unidades educacionais estavam presentes, uma oportunidade para a interação de estudantes e educadores, favorecendo o intercâmbio intercultural e o estreitamento das relações entre as instituições da Rede.
Ao longo de quatro dias, os jovens delegados simularam a rotina de diplomatas, defendendo a política externa dos seus países por meio do discurso, da oratória e da pesquisa. Nesse percurso nossos estudantes receberam menções honrosas em seus comitês e na cobertura do evento.
Essa experiência também possibilitou maior aprofundamento dos temas balizadores dos comitês que farão parte da Simulação da ONU do Colégio Medianeira, a SIMED.