06.10.15

Sistema de qualidade Flacsi

Apresentação da etapa de autoavaliação ocorreu no dia 7 de outubro.

A comunidade educativa do Colégio Medianeira vive a etapa de conclusão da fase de autoavaliação do Sistema de Qualidade em Gestão Escolar (SQGE). Amanhã, 07 de outubro, os resultados da fase serão apresentados para professores e educadores. O momento acontecerá no Salão Nobre, às 18h15, conduzido pela Direção e pela Coordenadora Interna, profa. Juliana Heleno.

Juliana relata um conjunto de dados do SQGE e do que será apresentado. “A fase de auto avaliação, dentro da Metodologia do Sistema de Qualidade, foi um período de reconhecimento do sistema, por parte das equipes de âmbito. Foi também um período de reflexão interna sobre as problematizações trazidas pelos 79 indicadores que compõem a plataforma do Sistema. O exercício foi muito além de responder aos indicadores, pois, para responder, as equipes o tempo todo precisavam lançar o olhar sobre a instituição como um todo, muitas vezes focando pontos que até então não estavam no nosso horizonte de preocupação. Temos agora um diagnóstico da instituição sob os quatro âmbitos, fator que pode possibilitar um olhar assertivo sobre os projetos e os processos da instituição. ”

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Facilitadores, Coordenadora Interna e Coordenadores de Âmbito. (Paulinha Kozlowski)

No dia 25 de setembro os facilitadores externos, Julival Alves dos Santos (Diocesano-PI) e Jorge Dau (Santo Inácio-RJ), entregaram esses resultados para a Direção Geral e para os Coordenadores de Âmbito. Já no dia 28 de setembro os integrantes das equipes de âmbito e da equipe de base discutiram os dados. Agora será a vez da comunidade educativa, como um todo, conhecer essa radiografia dos âmbitos pedagógico-curricular; organização, estrutura e recursos; clima escolar; família e comunidade.

Perguntado sobre como caracterizar o SQGE, Jorge Dau respondeu: “É um sistema desenvolvido a partir da discussão sobre e busca pela qualidade educativa. Procura identificar que fatores influem no atingimento da qualidade escolar, bem como qual é a influência da escola na aprendizagem integral dos alunos. E, uma vez que a noção de qualidade não é única para qualquer produto ou serviço, ou mesmo serviços de natureza semelhante, a Federação Latino-americana de Colégios Jesuítas (FLACSI) desenvolveu um sistema sintonizado com a identidade das escolas da Companhia de Jesus: o que torna nossas escolas únicas? Que visão de pessoa temos por base em nossa concepção de formação integral? E, nessa linha, o Sistema procura evidenciar dados (exame) que permitam uma tomada de decisões consistentes. ”

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Facilitadores Externos, Jorge Dáu e Julival Alves (Paulinha Kozlowski)

Entre março e agosto, 36 educadores participaram das equipes de âmbito, etapa de olhar ad intra. Julival e Dau acompanharam essa fase com a missão de ajudar na coleta e interpretação de dados. Além disso, procuraram orientar os passos a tomar, avaliar as evidências coletadas e as explicações associadas, dirimir dúvidas, sintetizar o processo e devolvê-lo.

“Basicamente, nosso papel foi o de controle do método no processo da autoavaliação; explicitação de sentidos na exploração do conceito de qualidade e no conteúdo da Guia de Autoavaliação. Além disso, acompanhamento e questionamento reflexivo no processo de autoavaliação, a partir dos entendimentos e das evidências apresentadas pelas equipes,” pondera Julival.

“A presente etapa devolve à comunidade o olhar sobre ela mesma, a partir das evidências coletadas. É o momento de, para além dos indicadores e resultados numéricos, realizar um profundo exame sobre o estado da instituição, de modo a ressaltar suas potencialidades e fragilidades. Deste modo, em coerência com os recursos disponíveis – humanos e materiais – será possível definir as áreas de melhora que mais impactem no resultado da melhoria da aprendizagem integral dos alunos atendidos pela instituição”, destaca Jorge Dau.

Pe. Carlos destaca que os próximos passos serão reuniões de reverberação dos dados e elenco de processos, projetos ou ações de melhora. “Está previsto a formação de equipes de melhora, capacitação destas equipes e elaboração de propostas. Será um trabalho levado a cabo ao longo do primeiro semestre de 2016. Em nome da direção, agradeço à comunidade escolar os trabalhos e processos desenvolvidos nesta fase 01. Obrigado aos Coordenadores de âmbito e integrantes das equipes pela diligente autoanálise de nosso Medianeira”, afirma.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]