03.07.24

TEDx Colégio Medianeira Youth: segunda edição será em outubro de 2024

Com tema centrado no meio ambiente, 20 novos speakers vão apresentar suas ideias

TEDx Colégio Medianeira Youth: segunda edição será em outubro de 2024

Devido ao sucesso do ano anterior, a segunda edição do TEDx Colégio Medianeira Youth já tem data para acontecer, será dia 18 de outubro. Uma sexta-feira voltada ao protagonismo de nossos estudantes e suas ideias para construir um mundo melhor. Aliás, foram os speakers do ano passado que escolheram o tema para este ano, “Responsabilidade e justiça socioambiental: caminhos para um futuro mais equânime e sustentável”.

“Avaliando as diferentes temáticas abordadas pelos estudantes, é visível a criatividades e empenho em pensar em soluções para o presente e futuro, o respeito consigo e com o próximo, além de um olhar mais empático sobre o outro”, comenta o professor orientador do projeto, Fabiano Maia.

Processo de escolha dos speakers

Foram 63 estudantes inscritos, representando desde o 5º ano até o terceirão Kronos, interessados em participar do TEDx2024. Todos eles passaram por um treinamento sobre storytelling e linguagem TED. Após essa etapa, 36 estudantes se inscreveram para comparecer às audições, enquanto os demais se juntarão à equipe técnica, responsável pelo suporte no dia do evento.

As audições foram acompanhadas pelo prof. Fabiano Maia e pela profª. Pérola Sanfelice, duraram entre 6 e 8 minutos cada e trouxeram um resumo do tema escolhido pelos estudantes. Os professores avaliaram alguns pontos importantes, como domínio teórico do conteúdo, desenvoltura e presença de palco, storytelling, ideia inovadora e criativa.

O que esperar do TEDx Colégio Medianeira Youth 2024?

Na segunda edição, o TEDx Colégio Medianeira Youth está ainda mais focado no protagonismo estudantil e no desenvolvimento de habilidades para a resolução de problemas reais no contexto atual. “Os estudantes estão atuando ativamente desde a escolha do assunto central até as definições das temáticas das suas talks, que no ano passado foram orientadas majoritariamente por educadores. Com mais liberdade, isso trará uma maior diversidade de temas”, lembra Maia.

Esse é um evento que trabalha as três dimensões de aprendizagem integral: cognitiva, socioemocional e espiritual-religiosa. “Somos fiéis ao nosso compromisso e missão de promover uma educação de excelência, que forma para a competência técnica e teórica, para a compassividade e sensibilidade aos desafios socioeconômicos atuais, para a criatividade na proposição e resolução dos problemas do contexto e na capacidade crítica de cada estudante se posicionar local e globalmente em vista da transformação social para a construção de uma sociedade mais inclusiva e justa”, afirma o Diretor Acadêmico do Colégio Medianeira, Carlos Torra.

A dimensão cognitiva é trabalhada no repertório de leitura necessário para a escolha e desenvolvimento do tema, relacionando conteúdos aprendidos em sala de aula e aumentando o senso crítico. A dimensão socioemocional é desenvolvida na preparação para a apresentação, na postura ativa do estudante frente aos colegas e na escuta atenta aos demais, além do compartilhamento de opiniões e o olhar empático. Por fim, a dimensão espiritual-religiosa será trabalhada com encontros que os speakers terão com a equipe do Centro de Formação Cristã e Pastoral, como o treinamento de soft skills essenciais para a comunicação nos novos tempos.

Para a estudante Lais, da 1ª série do Ensino Médio, o senso de responsabilidade social é uma das razões para a alta quantidade de interessados no TEDx deste ano. “Fica evidente o quanto os jovens desejam fazer parte de discussões que irão impactar a sociedade moderna para garantir um futuro sustentável em todos os aspectos”, afirma.

Ícone - Agende uma visita
Agende uma visita
Ícone - Matrículas
Matrículas

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo