Reforma Política
Terceira série do Ensino Médio bate-papo sobre política com o jornalista Ricardo Marques de Medeiros.
O Núcleo de Linguagens da 3ª série do Ensino Médio (Línguas Portuguesa e Estrangeiras; Educação Física), assim como nas séries anteriores, objetiva o constante contato com temáticas que estejam sendo debatidas pela sociedade local <-> global.
Por meio da abordagem de temáticas específicas e recorrentes no ENEM, bem como provenientes do contexto, os alunos têm contato com elementos que servem como base para a consolidação de um processo construído ao longo das três séries do Ensino Médio, o qual envolve o desenvolvimento de uma atitude questionadora, investigativa e de acompanhamento crítico permanente deste contexto.
Neste ano, por meio de estratégias diversificadas do Núcleo de Linguagens, os alunos tiveram contato com temas tais como: corrupção; os pedidos de intervenção militar no Brasil; as manifestações populares; a redução da maioridade penal; a discussão sobre o marco civil da internet; a questão da mobilidade urbana; entre outros.
Mais especificamente, no dia 22 de abril, os alunos do terceirão participaram de um bate-papo sobre Reforma Política com Ricardo Marques de Medeiros. O jornalista, há 22 anos formado pela PUC de Campinas, tem especialização em Jornalismo Impresso pela Fundação Cásper Líbero/Jornal O Estado de São Paulo, e trabalhou em vários jornais, tais como Folha de São Paulo, Gazeta do Povo, Primeira Hora, Indústria & Comércio e Jornal do Estado.
Durante o encontro, “os alunos tiveram um panorama de como poderiam entender, pensar e o que poderiam esperar de uma reforma política em nosso país”, falou o professor Alessandro Quadrado. O jornalista também respondeu a diversos questionamentos e dúvidas dos alunos sobre a temática.
Devido ao sucesso deste tipo de estratégia, comenta o professor Alessandro, “outros profissionais e palestrantes também deverão ser convidados para assuntos que estejam em evidência especialmente no cenário nacional, como forma de evidenciar a importância do constante acompanhamento de como os diferentes acontecimentos e discussões vão articulando o contexto de 2015 e tecendo nosso conhecimento”.
As fotos são de Paulinha Kozlowski.