05.08.16

Transição: do Jardim II para o 1º ano

Esse é um momento de mudanças, mas pode ser também uma oportunidade de grandes aprendizagens.

Passagem das séries exigem adaptação e reconhecimento de referências por parte da criança. Foto: Paulinha Kozlowski.

Texto por Jonatan Silva

A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental é sempre um momento delicado, cheio de novidades e descobertas. Além da adaptação aos novos espaços, a criança passa também a conhecer novas pessoas de referência dentro da escola e precisa estar socializada com essa nova dinâmica.

Para suavizar esse processo e integrar os alunos à nova realidade, o Colégio Medianeira desenvolve um projeto especial de adaptação dos pequenos. Segundo Juliana Heleno, do Serviço de Orientação Pedagógica (SOP), no segundo semestre as turmas do Jardim II são, pouco a pouco, inseridas nos ambientes e contextos do 1º ano. “No início do ano, damos continuidade a este trabalho de adaptação e socialização das crianças, tanto dos novos quanto dos que vêm da nossa Educação Infantil”, completa a educadora.

A relação da criança com o conhecimento precisa ser pautada pela afetividade e essa interação só acontece por meio do brincar, que se caracteriza como uma das experiências socializadoras mais significativas para os pequenos. Para Juliana Heleno é importante que as crianças tenham acesso aos conhecimentos de uma maneira lúdica “que perpassem as diferentes linguagens em diferentes dimensões da formação integral (acadêmica, socioemocional e espiritual-religiosa)”.

A opinião é compartilhada por Silvana Ribeiro, coordenadora das Unidades de Educação Infantil e de Ensino Fundamental. O sucesso da adaptação é resultado de vivências e trocas de experiências entre os alunos e outros colegas e, também, com os professores.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] A alfabetização acontece por meio das diversas linguagens. Foto Paulinha Kozlowski.

Alfabetização

Os professores possuem um papel importante em todo o processo, eles são os autores desse importante momento na vida dos pequenos. Segundo Silvana Ribeiro, toda a construção de estratégias e atividades são o resultado de pesquisas elaboradoras pelo corpo docente do Medianeira.

Os professores são mediadores dos conhecimentos, permitindo que os estudantes, desde as séries iniciais, descubram como ler e interpretar o mundo e suas diversas linguagens. Por isso, o currículo do Jardim II e do 1º ano se complementam no processo de alfabetização. “Concebemos a alfabetização como um processo que vai além do ler e do escrever. Alfabetização contempla diferentes linguagens como escrita, imagética, sonora, corporal, gestual e oral.  Além disso, a alfabetização envolve a coordenação motora, a leitura, a escrita, a interpretação, a representação, a experimentação, o ritmo, a memória e a imaginação”, explica a coordenadora.

Para Juliana Heleno, é preciso que a escola e a família respeitem o tempo de cada criança. Isso significa deixar que o aluno sinta-se seguro e tenha coragem de mergulhar no mundo das palavras”. Valorizar o todo é importante. Por que não conversar sobre um desenho, uma música que aprendeu, uma história nova que contou?  Além de, claro, se emocionar com a escrita das primeiras palavrinhas?”, define a educadora.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Para os pequenos, o conhecimento é construído pelo brincar. Foto: Paulinha Kozlowski.

Etapas

A Educação Infantil do Colégio Medianeira tem como foco o desenvolvimento social, cognitivo e criativo da criança em diferentes ambientes e linguagens. A Fase I do Ensino Fundamental possui um currículo voltado aos diversos conhecimentos e saberes, permitindo que sejam relacionados com o cotidiano e a prática.

Nesse sentido, as duas primeiras etapas da vida acadêmica estão interligadas pelo objetivo de formar sujeitos competentes para os desafios do dia a dia, mas que, ainda assim, permaneçam compassivos e conscientes da sua participação na construção de uma sociedade mais justa e pautada pelo respeito.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Os alunos têm contato com diversos espaços, o que fortalece a proposta de Aprendizagem Integral. Foto: Paulinha Kozlowski.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]