01.11.22

Tempo Integral na Educação Infantil do Medianeira

Desenvolvimento social, cognitivo e criativo da criança em diferentes ambientes e linguagens.

Tempo Integral na Educação Infantil do Medianeira

Para o Colégio Medianeira, a infância, em nosso projeto pedagógico, é entendida como uma categoria social, que diz respeito a um período da vida do estudante. É o momento em que constroem suas identidades pessoais e coletivas, brincam, descobrem, imaginam, fantasiam, narram, ressignificam e questionam, dando sentido às suas vivências e produzindo culturas.

A Educação Infantil do Colégio Medianeira, atende crianças de 01 ano e 11 meses a 05 anos e 11 meses, e tem como premissa o Brincar e o Interagir, englobando o educar e o cuidar. Nesses primeiros anos da vida escolar do estudante, o Colégio Medianeira, ou como chamamos carinhosamente o espaço Infantil: Medianeirinha, trabalha com três tipos de conhecimento – o historicamente constituído, as práticas sociais e os saberes do cotidiano; ou seja, trata-se de um arranjo curricular que busca articular situações e experiências concretas.

É importante destacar que a educação em Tempo Integral tem como objetivo oferecer para as crianças um pertencimento de espaço, com um currículo organizado de forma diluída, ou seja, de uma maneira que respeite o tempo de aprendizagem dos pequenos. Além disso, é possível ter maior aproveitamento cognitivo e lúdico, e aprofundar temas como: social, alimentação, ócio, pertencimento de grupo, dimensão na relação pessoal, nas vivências, entre outros, de modo que consigam alcançar a sua autonomia cognitiva, socioemocional e espiritual-religiosa.

Os estudantes do Tempo Integral têm a psicomotricidade, que se baseia em interações cognitivas, sensoriomotoras e psíquicas na compreensão das capacidades de ser e de expressar-se, a musicalização, que valoriza uma alfabetização por meio da música, e uma maneira de ampliar o repertório musical da criança, entre outras oficinas sociais e emocionais. Além disso, outro momento importante e valorizado aqui é o tempo de ócio, momento em que o estudante se dedica ao que ele escolhe fazer, de modo que amplie uma reflexão ao pensar na sua ação, sendo um espaço de criação e aprimoramento de aptidões.

“Em casa, a rotina da criança é feita em função do adulto, e na escola não, aqui a rotina é feita em função da própria criança. Tornando-os capazes, competentes, conscientes para discernirem sobre os processos e situações do dia a dia como a própria higiene, organização dos brinquedos, arrumar a própria cama, comer com os talheres, entre outras atividades que para nós são simples, mas para eles são pequenas conquistas”, relata a orientadora pedagógica, Katia Luciana Luz Sampaio.

As crianças em Tempo Integral têm uma turma única e a mudança pode ser feita a qualquer momento. O processo é feito de modo que não gere impacto na rotina e nas relações estabelecidas com os colegas. Aos poucos, as professoras regentes fazem atividades interdisciplinares com brincadeiras que podem ocorrer com: os seus pares, com outros pares e até mesmo com o adulto, possibilitando integração entre as turmas, partindo de um grupo micro para um macro.

De acordo com o PEC, nº 34, o processo educativo não é apenas sobre a dimensão intelectual, mas também na perspectiva de uma educação focada na pessoa toda. Pensando nisso, todos os anos as estratégias são reelaboradas conforme as observações das turmas anteriores, uma forma para explorar a linguagem própria da criança.