Um estudo do PEC
Os educadores da Coordenação Comunitária se reuniram para discutir temas a respeito do documento da RJE.
[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Grupo de estudo é uma oportunidade de valorização e capacitação dos educadores.
Por Jonatan Silva
Os educadores das equipes de zeladoria, segurança e manutenção do Colégio Medianeira participaram em junho de grupo de estudos a respeito do Projeto Educativo Comum (PEC), documento basilar da Rede Jesuíta de Educação (RJE) e que norteia as instituições de ensino da Companhia de Jesus. A inciativa faz parte do projeto de formação e capacitação dos educadores.
Muito mais que uma problematização institucional, o grupo discutirá temas referentes de conhecimento geral e técnico. O encontro teve a participação da equipe do setor Administrativo, que colaborou no debate e na interação com os temas abordados nas quatro dimensões – Curricular, Organização, Clima Institucional e Familiar.
Segundo Gilberto Vieira, Diretor Administrativo do Medianeira, os trabalhos compreenderam também a contextualização histórica da Companhia de Jesus e os documentos criados pelos jesuítas ao longo dos anos. “Quando chegamos ao PEC discutimos o porquê e como ele foi escrito, como e onde está sendo implantando”, explica Vieira.
[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] A Coordenação Comunitária se encontrará até novembro para estudar.
Somos mais
Para Jean Darlean, que participou do momento de imersão, o estudo do PEC ajuda para que os educadores compreendam sua importância dentro do Colégio, criando o sentimento de adesão e pertencimento à comunidade educativa. “O estudo mostra que eu sou coparticipante e tenho uma função importante no processo de educação dos estudantes”, avalia e completa: “a educação não está apenas dentro da sala de aula. ”
Ao colocar as equipes da Coordenação Comunitária e do Administrativo para trabalhar em conjunto, o Colégio Medianeira materializa o ensinamento deixado por P. Pedro Arrupe de que “somos mais quando nos abrimos aos demais”.
De acordo com Vieira, os educadores formaram duplas e puderam explicar sua própria compreensão a respeito de temas e abordagens do PEC. “Foi um momento muito rico de partilha. Isso significa que conseguimos ter contato com quase 60% do documento com esse grupo”, comentou.
Ao fomentar a capacitação de seus educadores, o Medianeira evidencia sua preocupação com uma educação de qualidade e plural, pautada na justiça social e no olhar fraterno, sempre em busca de educar os estudantes para a vida e para o trabalho. Nesse sentido, o colégio reforça o empenho de formar sujeitos competentes, conscientes, compassivos e comprometidos.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]