25.04.16

Vestibular, e agora?

Educadores do Colégio Medianeira comentam sobre esse momento tão importante.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Alunos das turmas do terceirão Esus. Foto: Paulinha Kozlowski.

Texto por Jonatan Silva

Chegar ao final do terceiro ano do ensino médio é sempre um momento importante: é o encerramento de um ciclo na vida acadêmica, o ingresso em uma universidade, ou seja, um rito de passagem para a idade adulta. Mas para escolher um curso em uma instituição de ensino superior é preciso passar pelo temido vestibular.

Como bem lembra Adalberto Fávero, coordenado do Ensino Médio do Colégio Medianeira, os três anos que fazem parte dessa importante jornada são um período de amadurecimento pessoal e acadêmico. Segundo o educador, o ensino integral é um elemento fundamental na construção cognitiva dos estudantes. “Esse processo metodológico privilegia três dimensões: a formação humana, a perspectiva do conhecimento e, por último, a questão do aluno se inserir na sociedade com competência”, explica.

A aprendizagem integral traz à tona dois importantes fatores, a maturidade e a educação. O resultado dessa equação, nas palavras de Claudia Furtado de Miranda, orientadora pedagógica do Ensino Médio do Medianeira, é a autonomia, que leva o estudante, entre outras coisas, à escolha de uma profissão. “A autonomia”, afirma a educadora, “envolve como os alunos lidam com o conhecimento, qual maneira eles encontram para estudar. Isso permite uma reflexão sobre quais campos são mais atrativos para cada um”.

Rotina

Desenvolver uma rotina diária comprometida com o estudo é imprescindível para a aprovação nos vestibulares. Além das horas dentro de sala de aula, é preciso se debruçar em casa sobre as matérias estudadas. O ideal, apontam os professores, é que todo o conteúdo seja revisto no mesmo dia. Por isso é importante que a abordagem curricular seja ampla e diversificada.

Nesse sentido, Claudia Furtado de Miranda explica o caráter de validação de toda a vida estudantil dos alunos nos anos do Ensino Médio do Medianeira. “O currículo tem que contemplar a finalização de uma educação básica”, diz e completa: “muitas vezes o ensino médio aborta todo o programa anterior de instrução”.

Quando se fala em hábito de estudo, é preciso lembrar que, mesmo com a pressão, é indispensável que o aluno tire o domingo para descanso. O melhor dia para dar uma pausa nos estudos é domingo, que deve ser aproveitado para outras atividades.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Festa dos alunos do Colégio Medianeira aprovados no vestibular 2015/2016 da PUCPR. Foto: Paulinha Kozlowski.

Resultados

Nos vestibulares mais concorridos de 2015, os alunos do Colégio Medianeira obtiveram mais de 70% de aprovação – garantindo o primeiro lugar nos cursos de Ciências Econômicas (UFPR), Engenharia de Produção (UFPR), Geologia (UFPR), Engenharia Cartográfica (UFPR), Serviço Social (PUC) e Gastronomia (PUC).

O curso de Engenharia do Petróleo da USP, um dos vestibulares com maior concorrência do Brasil, também terá um sempre-aluno do Medianeira entre seus novos estudantes.

Simulados

Outra forma de estudar é realizar simulados ou provas com questões nos mesmos moldes das avaliações dos vestibulares. “É preciso que o aluno experimente esse tipo de situação, com elementos que se assemelhem às propostas do Enem e da UFPR”, explica Fávero. Entretanto, ele relembra que o processo de aprendizagem e preparação para os exames de ingresso em universidades deve fazer parte de todo o currículo do Ensino Médio. “No terceiro ano do Medianeira, em especial, é preciso sim uma atenção específica ao vestibular”, completa.

Segundo o educador, o sucesso no vestibular é uma equação entre a qualidade do ensino oferecido e o comprometimento dos alunos com o estudo diário. E, claro, a rotina de estudos para os exames de ingresso nas universidades deve começar logo no início das aulas. Portanto, mãos à obra.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]