Vestibular e ENEM
Com a proximidade das provas dos Vestibulares e do ENEM, é importante seguir algumas dicas de estudos para alcançar uma boa colocação nas provas.
O fim do Ensino Médio e o preparo para o ingresso na faculdade representam um momento decisivo na vida dos jovens. Para alcançar uma boa colocação nos vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é necessário que o candidatos se preparem com antecedência.
Então, a dedicação aos estudos durante todo o ano é fundamental, e a devida organização do tempo e das atividades pode deixar esse período mais tranquilo. De forma individual ou em grupo, a disciplina durante o tempo de preparação é o mais importante na rotina de um estudante.
Pensando nisso, preparamos algumas dicas de estudos para os estudantes que estão se preparando para o Vestibular e para o ENEM. Confira:
1. Organize cronogramas de estudos
A primeira grande dica é planejar os estudos com metas semanais. Assim fica mais difícil perder o foco ao longo das semanas em meio ao conteúdo denso. Inclua todas as matérias e frentes que precisa estudar, priorizando tópicos que mais pesam na prova e que você tem mais dificuldade.
2. Dedique tempo
Organize-se a partir do seu cronograma e cumpra os prazos o mais assiduamente possível. O ideal é não faltar às aulas, prestar muita atenção no conteúdo passado e, em casa, é preciso ter concentração e foco.
3. Mantenha-se atualizado
É comum que os vestibulares e o Enem deem ênfase a temas atuais. Por isso, é de fundamental importância que os estudantes estejam atentos às principais notícias e atualizados para entender os assuntos que possam vir a cair nas provas, inclusive na redação.
4. Faça simulados e treine redação
Testar os conhecimentos tem grande valor durante os estudos. Realizando provas anteriores, é possível prever as maiores dificuldades e o tempo gasto em cada questão. Além disso, é importante treinar a escrita da redação, pois o peso dessa prova, normalmente, é grande. Por isso, é preciso estar bem preparado.
5. Cuide da saúde
Algo não menos importante, mas que passa despercebido por alguns estudantes e instituições, é o tempo para cuidar da saúde física e mental. A ausência de cuidados com a saúde pode afetar diretamente a qualidade dos estudos. Então, faça pausas, alimente-se bem e pratique atividades físicas. Além disso, relaxe e renove os ares, sobretudo nos dias que antecedem as provas, quando a tensão aumenta.