10.03.15

Visita ao MON

Alunos do 8º e 9º visitaram exposições de Sebastião Salgado e Jaime Lerner no Museu Oscar Niemeyer

No início do mês de março, os alunos dos 8os e 9os anos visitaram duas exposições no Museu Oscar Niemeyer: Genesis, do fotógrafo Sebastião Salgado, e Das vozes da cidade, do arquiteto e urbanista Jaime Lerner. A visita teve como objetivo principal um exercício de sensibilização, que compõe a primeira atividade do Trabalho de Pesquisa – importante estratégia do processo de ensino/aprendizagem do Colégio Medianeira.

Por meio da arte/cultura (fotos, desenhos, maquetes, protótipos), os alunos puderam ver os contrastes entre a obra de Salgado, fruto de mais de 30 viagens – cujo objetivo foi o de mostrar ambientes ainda não atingidos pela vida moderna e que se mantêm intactos na natureza –, com a obra de Lerner, resultado de um trabalho de 50 anos de um arquiteto e urbanista que pensa e planeja justamente a interferência do Homem em diferentes espaços que ele ocupa.

A professora de Artes do 9º ano, Regina Lecheta, dá destaque à importância desse contraste: “são diferentes textos e narrativas que intensificam olhares, aprofundam julgamentos e questionamentos sobre as diferentes formas, linguagens, meios de produção, visões de mundo e propostas que se fazem presentes em cada obra. Tanto em Das vozes da Cidade, de Jaime Lerner, quanto nos longínquos espaços e povos fotografados por Sebastião Salgado, vivenciamos uma rica experiência de vida, saber e provocações”.

Já a professora de Artes do 8º ano, Ana Paula Luz, salientou que a visita fez com os que os alunos visualizassem uma realidade diferente daquela a que estão habituados: “além de um tema importante do Trabalho de Pesquisa deste ano, a exposição remonta a esses lugares longínquos e inabitados de diversos continentes. O olhar atento de Salgado sobre a natureza, as pessoas e a paisagem natural é muito importante para todos nós que vivemos na urbe, imersos nas grandes cidades e, muitas vezes, nos esquecemos do outro, dos outros, tão diferentes de nós”.

As fotos são de Paulinha Kozlowski.