13.05.21

Você conhece os documentos norteadores do ensino do Colégio Medianeira?

Nosso currículo escolar se pauta em documentos inspiradores que visam à formação integral dos estudantes.

Você conhece os documentos norteadores do ensino do Colégio Medianeira?

Ensinar a ter autonomia, refletir sobre seu papel na sociedade, fazer escolhas certas e ser solidário são algumas das mais relevantes características do Colégio Medianeira. Como somos uma instituição que pertence à Companhia de Jesus, acreditamos que as aptidões de cada estudante são dons a serem desenvolvidos não apenas para proveito próprio, mas também para construirmos um mundo mais justo e fraterno.

O Medianeira e demais instituições de ensino da Rede Jesuíta de Educação (RJE) se orientam em diversos documentos para exercer sua missão de educar. Segundo o diretor-geral Pe. Nereu Fank, os Exercícios Espirituais de Santo Inácio são a base do ensino jesuíta. Esse modelo traz o conceito de que o progresso espiritual é derivado do trabalho pessoal, podendo ser incentivado e aperfeiçoado por da e do cuidado com o próximo.

“É importante dizer que o Colégio Medianeira e as suas demais congregações procuram atualizar a compreensão da missão da Companhia de Jesus nos diferentes tempos e contextos”, acrescenta o Pe. Nereu. Por isso, nossos educadores estão em constante processo de evolução profissional e pessoal, sempre em busca de novas formas de transmitir conhecimento.

Fundamentos de uma formação integral

O diretor explica que, além dos documentos que regulamentam a educação em nosso país, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Plano Nacional de Educação (PNE), o Medianeira segue os documentos produzidos pela Companhia de Jesus e pela Igreja a fim de auxiliar na formação integral dos estudantes.

Os documentos mais recentes que servem como base para a proposta pedagógica do Colégio são:

• Projeto Educativa Comum (PEC – 2016)

É o documento que inspira e norteia as ações pedagógicas nas instituições da Rede Jesuíta de Educação e tem como foco a aprendizagem integral e a excelência humana e acadêmica dos estudantes.

O PEC foi lançado em agosto de 2016 como resultado de uma ampla e profunda troca de conhecimento entre os mais de mil profissionais da rede e enfatiza a preocupação da RJE em formar pessoas capazes de responder às necessidades da vida e do mundo por meio da inovação, criatividade, responsabilidade e respeito ao bem comum.

• Companhia de Jesus – Colégio Jesuítas: uma tradição viva no século XXI (2019)

Essa obra educativa serve como inspiração para a implantação de projetos e atividades relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), que encorajam nossos estudantes a encontrar soluções aos desafios do mundo.

O envolvimento de todos é essencial nesse processo de ensino-aprendizagem e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável servem de inspiração para a formação de sujeitos criativos, competentes, conscientes, comprometidos e compassivos.

• Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus (2019-2029)

Lançado em 2019, o documento é um novo horizonte do corpo apostólico e marco orientador para a nossa missão pelos próximos anos. As preferências são quatro: discernimento e exercícios espirituais, caminhar com os pobres e os excluídos, acompanhar os jovens e cuidar da casa comum.

Por meio dessas preferências, o Medianeira se propõe a guiar e ser guiado pelos jovens e de acordo com suas perspectivas, pois são eles os que nos auxiliam a compreender melhor as mudanças da sociedade e nos trazem esperança de dias melhores.

“Esses documentos são insumos importantes no estudo e reflexão da parte dos educadores. O currículo escolar e os projetos de Ano e Série se pautam nesses e outros documentos inspiradores em vista da formação integral e na cidadania global”, esclarece Pe. Nereu.