15.02.16

Volta às aulas 2016

Alunos comemoram o retorno às atividades escolares e o reencontro com colegas e professores.

A manhã desta segunda-feira (15/2) marcou o volta às aulas para os alunos do ensino fundamental e médio do Colégio Medianeira. Depois de um merecido período de descanso, o retorno às atividades escolares é sempre um momento de recomeços e reencontros. Estudantes, professores e educadores regressam às suas rotinas de aprendizado, trocas de conhecimento e ensino integral.

Aos olhos de Silvana Andretta, coordenadora da unidade de educação infantil ao 5º ano, os estudantes do Medianeira são a alma do colégio. “Os alunos contagiam. É uma relação de muita proximidade e de muito carinho. Vê-los de novo desperta a vontade de sempre fazer algo diferente pela educação”.

A alegria de voltar ao ambiente escolar é compartilhada por todos. Fazer novos amigos, conhecer novos professores e aprender conteúdos repletos de novidades são motivo de comemoração. Para Matheus Assis, aluno do 6° ano, estar novamente nas salas de aula é, ao mesmo tempo, muita diversão e muito estudo.

Apesar do ambiente descontraído, o período letivo é também um momento de grandes responsabilidades. “É preciso muito comprometimento, tanto no colégio quando em casa. O aluno tem que estudar, perguntar e trazer questões para a sala de aula”, afirma Eliane Zaionc, coordenadora das turmas de 6º ano e 7º ano. “Além disso”, completa, “o Medianeira é um lugar de convivência e de troca entre amigos.”

Para o diretor geral da instituição, Padre Carlos Alberto Jahn, o aprendizado é fruto do aproveitamento dos espaços que o colégio disponibiliza – desde as salas de aula às quadras esportivas e também dos projetos externos que cada disciplina desenvolve. Os esforços e a dedicação dos professores, segundo o diretor, são fundamentais para o sucesso no processo de ensino.

Nova fase

Muito mais que uma instituição de ensino, o Medianeira proporciona o fortalecimento nas relações entre os estudantes. A aluna do 2° ano, Beatriz Schmizu, reforça o caráter humano da formação integral do colégio. “Voltar às aulas o é sempre muito bom, está todo mundo renovado. É como se aqui fosse nossa segunda casa, uma nova família”, define.

O ano de 2016 significa também importantes mudanças e o começo de novos ciclos. Os alunos que deixam o ensino fundamental e ingressam no ensino médio são os que melhor percebem o início de uma nova fase em suas vidas. “A gente está iniciando outro trajeto com foco em algo maior, que é a universidade, vai muito além do ‘passar de ano’. É uma experiência totalmente nova”, define Ana Carolina Heleno, aluna do 1º ano.

Reconhecimento

As novidades não ficam apenas com os estudantes mais velhos. As crianças dos primeiros anos do ensino fundamental também sentem as mudanças. Júlia Mazolli, que ingressou no 4º ano integral, não esconde a animação em iniciar um novo ciclo dentro do Medianeira. “A gente pode trazer filmes para assistir, pode jogar boliche. E tem também o clube do livro”, conta.

O reconhecimento qualidade de ensino do Colégio Medianeira por seus alunos, em quaisquer das séries, é o resultado de um projeto educativo pluralista e que se desenvolve em diferentes linguagens. Para Padre Carlos Alberto Jahn, a formação integral, base da Rede Jesuíta de Educação, permite ao estudante um olhar mais profundo sobre a sua própria cidade e também sobre o mundo.

Educação infantil

Os alunos da educação infantil – maternal II, jardim I e jardim II – voltam às aulas nesta terça-feira (16/02).

Texto por Jonatan Silva

Fotos por Paulinha Kozlowski