18.10.21

Voluntariado MAGIS: conheça a proposta que estimula os jovens a praticar o bem e a descobrir habilidades

Com o Programa de Voluntariado Magis, estudantes do Colégio Medianeira têm a oportunidade de se conectar com o próximo.

Voluntariado MAGIS: conheça a proposta que estimula os jovens a praticar o bem e a descobrir habilidades

O voluntariado não somente agrega valores muito importantes a qualquer centro de atividade, como também enriquece a sociedade, que recebe, em troca, cidadãos conscientes. Assim, o Programa de Voluntariado Magis do Colégio Medianeira surge com a proposta de conectar crianças e adolescentes do Ensino Fundamental e Médio aos princípios de solidariedade e auxiliá-los a se tornarem cidadãos mais conscientes.

O programa é estruturado a partir das ações da Província dos Jesuítas do Brasil, e o objetivo é oferecer um momento de imersão consigo mesmo e com os demais. Nas próximas linhas, você saberá mais sobre as origens do Voluntariado Magis, as ações que fazem parte do programa e os benefícios da iniciativa para os estudantes.

O que é Magis?

Antes de discorrer sobre o programa de voluntariado, vale reforçar que o termo magis tem uma carga simbólica importante. Traduzido do latim, magis significa mais ou maior.

Segundo a Companhia Jesuítas do Brasil, quando se pensa no termo associado à arte de se doar pelo próximo, a expressão pode remeter a outros significados, como descobrir-se grande e desejar sempre mais coisas dentro de si para impactar o mundo.

Em outras palavras, ser magis é sempre querer mais e buscar um propósito maior a partir da vontade de transformar a vida com atitudes.

Voluntariado Magis: o que é e como funciona

Oriundo do Programa Magis Brasil, o Voluntariado Magis é uma das propostas da Pastoral para os estudantes do Colégio Medianeira. Ao estimular os jovens a praticar o bem e a descobrir suas habilidades e seus propósitos, o voluntariado é uma experiência interdisciplinar que fomenta valores como:

  • Autoconhecimento;
  • Sentimento de responsabilidade social;
  • Aprendizados para aprender e partilhar ações humanitárias;
  • Incentivo à busca de aspirações e impactos para si e para o próximo;
  • Propor o despertar da ética e da justiça;
  • Fornecer as bases para o desenvolvimento de uma vida com significado.

O Voluntariado Magis faz parte de um dos cinco eixos do Programa Magis Brasil. O objetivo do programa é contribuir com a formação dos jovens pela descoberta das vocações e vontades, ao mesmo tempo em que os participantes são estimulados a desenvolver o amor ao próximo, independentemente das diferenças socioculturais e religiosas.

Voluntariado Magis na prática

A partir dos princípios cristãos de solidariedade e de doação ao próximo, o Programa de Voluntariado Magis pode ser realizado em diversas iniciativas que visam a auxiliar as pessoas e o mundo. A seguir, apresentamos algumas ações que já fizeram parte do voluntariado do Medianeira.

1. Ações solidárias em casas de repouso

Ao unir valores como fraternidade e humanidade, frequentemente os estudantes do Colégio Medianeira são convidados a participar de ações voluntárias em casa de repousos para idosos afastados do convívio familiar ou sem vínculos afetivos com suas famílias.

Nesse cenário, o voluntariado é uma oportunidade de conectar as gerações: de um lado, os idosos recebem acolhimento e amor, de outro, os jovens aprendem desde cedo sobre a importância da partilha e das relações humanas com compaixão, tolerância e senso de coletividade. Uma das ações realizadas pelo Colégio Medianeira em Curitiba que se encaixa nesse exemplo envolveu  serviços voluntários praticados no Lar de Idosos Recanto Tarumã.

2. Visitas às comunidades

No Colégio Medianeira, a promoção de projetos sociais é uma tradição. Na Semana Santa, por exemplo, é comum que as ações de voluntariado ganhem maior impulso, e uma das iniciativas que conectam os estudantes ao ato de servir ao próximo é a promoção de visitas às comunidades em situação de maior vulnerabilidade social.

Durante as visitas, os estudantes são incentivados a compartilhar cuidado, respeito e empatia com quem mais precisa. Campanhas de arrecadação de alimentos, escuta ativa e trocas afetivas e solidárias fazem parte das ações.

3. Projetos voltados ao meio ambiente

Além de cuidar das pessoas, faz parte dos valores do Medianeira cuidar do mundo em que vivemos, e um dos eixos de atuação do voluntariado Magis inclui o voluntariado em ONGs e Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que promovem causas ambientais.

Um exemplo do envolvimento dos discentes do Colégio com a causa ambiental é o projeto Observando os Rios, da ONG SOS Mata Atlântica. Na prática, os voluntários coletaram amostras do Rio Belém, em Curitiba, e se envolvem em análises no Centro de Educação Ambiental (CEA) associando a atividade às disciplinas de Química e Física ministradas em sala de aula.

O projeto é baseado na multidisciplinaridade, afinal, os estudantes tornam-se mais conscientes da importância de cuidar do meio ambiente e associam o trabalho voluntário às propostas educacionais dos professores, tornando-se, assim, protagonistas da mudança e do zelo ao planeta pelo bem da sociedade.

Quem pode participar do Voluntariado Magis?

Atualmente, podem participar do voluntariado Magis os estudantes do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio do Medianeira. Segundo a orientadora do serviço de Pastoral do Colégio, Angela de Paula Soares, a participação nos projetos de voluntariado Magis é uma oportunidade holística para o desenvolvimento dos estudantes.

“Mais do que uma atividade, o voluntariado é uma experiência de encontro consigo e com o próximo, partilhando aquilo que temos de melhor: nossa humanidade”, ressalta Angela.

Por que participar do Voluntariado Magis?

A formação do Colégio Medianeira é pautada na missão de oferecer formação integral aos estudantes de forma integral, não somente para o mercado de trabalho como também para a vida em sociedade, e o Voluntariado Magis é uma forma concreta de busca pela justiça e promoção social com respeito às diversidades cultural, religiosa e políticas da sociedade.

Os estudantes que se tornam voluntários ampliam seus horizontes de formação curricular, sendo preparados para uma formação humana e solidária e aprendendo desde cedo a valorizar a diversidade, o planeta, as relações interpessoais e os próprios propósitos.

Não é à toa que a Pastoral do Colégio Medianeira destaca a importância do voluntariado na formação estudantil:

“Somos um Colégio que, além da formação acadêmica, também prioriza a formação humana. Procuramos desenvolver estratégias para o desenvolvimento integral dos estudantes, cujos sonhos e metas vão além de uma escolha de carreira, tornando-se um projeto de vida”, explica Angela de Paula Soares.

Razões para praticar o voluntariado

Promover uma formação humana voltada para a construção de um mundo mais justo e solidário faz parte dos valores do Medianeira, e o Voluntariado Magis representa bem esse propósito. Por isso, são motivos para ser um voluntário:

  • O voluntariado agrega à formação estudantil, proporcionando um olhar humanista para o estudante;
  • Ser voluntário é exercitar a solidariedade e o respeito às diferenças;
  • Comprometer-se com um programa voluntário é explorar o autoconhecimento e desenvolver habilidades e potencialidades em prol de si mesmo e do impacto no mundo;
  • Assumir o compromisso com o voluntariado é exercitar desde cedo a promoção do bem, os princípios éticos e a capacidade holística de contribuir com a transformação social a partir da ação individual.

Em resumo: o voluntariado Magis é um chamado para os estudantes do Colégio Medianeira se engajarem em causas sociais e refletirem sobre seu papel solidário na promoção de um mundo mais justo e igualitário seguindo os valores cristãos de fraternidade, amor e humanidade.

Quer saber mais sobre os valores e compromissos do Colégio Medianeira com um mundo mais solidário? Leia mais aqui!

Ícone - Agende uma Visita
Agende uma Visita
Ícone - Rematrícula 2022
Rematrícula 2022

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo