20.05.16

20 anos dos centros de Artes e Esporte

Projeto coloca em prática a proposta de Aprendizagem Integral da Companhia de Jesus.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Técnica Zizi Cassou, responsável pelo Handebol, está desde o início do projeto. Foto: Paulinha Kozloeski.

Texto por Jonatan Silva

O mês de maio marca uma data importante para o Colégio Medianeira: o nascimento dos centros de Artes e Esportes. Idealizado pelo professor Francisco Faigle, o Chicão, o projeto completa duas décadas em 2016 e coloca em prática a proposta de Aprendizagem Integral da Companhia de Jesus, oferecendo aos alunos modalidades esportivas e oficinas artísticas.

Chicão, que coordena o Centro de Esporte, conta que a ideia de criar o Centro de Esporte, que à época era chamado de Departamento, nasceu da preocupação de proporcionar a Aprendizagem Integral aos alunos. “A proposta foi tão boa e aceita por parte dos alunos e das famílias, que logo tivemos que ampliar o departamento, além dos treinamentos durante a semana incluímos também aos sábados as escolinhas das modalidades esportivas”, relembra o educador.

O professor Carlos Chamon, responsável pelos treinos de futsal, integra o Centro de Esporte desde 1996. Para o educador, é impossível dissociar da imagem do Medianeira a prática esportiva. “As atividades auxiliam e complementam as necessidades dos alunos, nos aspectos biopsicossocial. E também o esporte é um meio de inclusão”, explicou.

A professora Zizi Cassou, responsável pelos treinos de Handebol, também está no projeto desde o seu início.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Os alunos em uma das oficinas de teatro do “Departamento de Artes”. Foto: Arquivo.

Cultura

Inicialmente, o Departamento de Esporte era responsável por gerenciar também as oficinas de Artes. As aulas de Teatro foram a primeira atividade artística a fazer parte do projeto. A partir de então o departamento passou a ser chamado de Esporte e Arte.  Com a oferta de novas atividades os núcleos de Artes e Esporte se desmembraram – criando assim dois departamentos que, mais tarde, seria denominados “centros”.

Para Martinha Vieira, coordenadora do Centro de Artes, o impulso e apoio dado pelo Esporte foi fundamental para que o projeto pudesse criar a estrutura necessária para se desenvolver. “Ganhar espaço físico na escola e também um espaço no imaginário de todos, também foi um desafio. Hoje já temos um espaço especial para o Centro de Artes, com salas especiais para cada linguagem e um anfiteatro”, explica Martinha.

A professora de Dança do Medianeira Daniella Nery vê o Centro de Artes como um espaço de reflexão e consciência do aluno enquanto sujeito crítico e criativo. “O que me encanta no Centro de Artes é que, apesar de ser uma atividade de contraturno, nenhuma das oficinas é ‘terceirizada’. Todas as atividades estão integradas ao projeto do Colégio”, afirma a educadora.

Para o ex-professor e escritor Cezar Tridapalli, que coordenou o Midiaeducação e o Centro de Artes até 2015, a transição do “departamento” para o “centro”, após a reconfiguração dos espaços físicos, foi algo importante para consolidar a proposta do projeto.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Flim já faz parte do calendário cultural de Curitiba. Na foto estão Renato Tortorella (esq.), Diego Zerwes (centro e Ivan Justen Santana (dir.). Foto: Paulinha Kozlowski.

Flim

A Festa das Linguagens do Medianeira (Flim) é um dos eventos culturais mais importantes de Curitiba.  Nascida em 2011, a partir do projeto Sujeito Leitores (acesso o canal do YouTube aqui), a Flim inicialmente chamava-se Festa Literária e promovia encontros presenciais com importantes nomes da literatura brasileira entrevistados em vídeo.

Pouco a pouco foram incorporados à festa outros projetos do Colégio, como o MediArte, que chegou a ter 15 edições, a contação de histórias, as oficinas de criação e a feira de livros. Com o diálogo entre diferentes expressões artísticas e culturais, o “L” logo passou a significa linguagens – e não somente a literária. “Quando criamos a Midiaeducação, ficamos pensando em formas de fazer mídias tradicionais conversarem com as chamadas novas mídias”, explica Tridapalli.

Atividades

Os centros se construíram ano a ano, definindo as modalidades e oficinas segundo os pedidos de educadores, alunos e famílias. O Futebol, o Futsal, o Basquete, o Handebol, o Voleibol e a Capoeira foram o pontapé do Centro de Esporte. Anos depois o Judô também foi incorporado.

Já a equipe de Artes oferecia as atividades de Artes Visuais, Dança, Fotografia, Línguas Estrangeiras, Música e Teatro. Em 2004 o Medianeira iniciou os trabalhos com Cinema e Fotografia. Seis anos mais tarde seria a vez da Oficina de Violão entrar para a grade. Em 2016 a Oficina de Violino e a Escola de Arte também debutaram.

Aprendizagem Integral

O esporte e a arte fazem parte da proposta pedagógica de Aprendizagem Integral do Colégio Medianeira, promovendo a socialização, a reflexão, o trabalho em equipe formando homens e mulheres competentes, conscientes, compassivos e comprometidos, capazes de olhar o mundo de uma maneira mais justa e respeitosa.

Conheça melhor os espaços do Medianeira pelo Tour Virtual.

Saiba mais sobre o Centro de Artes

Saiba mais sobre o Centro de Esporte[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Ícone - Agende uma visita
Agende uma visita
Ícone - Matrículas
Matrículas

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo