21.06.16

44ª Olimpíada do Medianeira

Competição reúne atletas do 6º ano ao Terceirão em provas individuais e coletivas.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] A Olimpíada é um exercício de cooperação e respeito aos demais. Foto: Paulinha Kozlowski,

Texto por Jonatan Silva

A partir do 25 de junho o Colégio Medianeira será palco da 44º edição da tradicional Olimpíada. A competição, que envolve as turmas do 6º ano ao Terceirão, é um importante momento de diálogo entre as diversas modalidades esportivas e os alunos de diversas faixas etárias.

Para Graciela Zachar Gómez, professora de Educação Física e uma das responsáveis pela Olimpíada, o evento vai muito além dos jogos e da competição, ganhando um caráter mais amplo, de formação e envolvimento social. “A Olimpíada trabalha com vários aspectos do ser humano, como a ética, o respeito, a solidariedade e amizade”, explica a educadora.

A competição possui três modalidades de jogos individuais, Tênis de Mesa, Xadrez e Dama; cinco categorias dentro do atletismo, Corrida de Velocidade, de Revezamento e de Resistências, além de Salto em Distância e Arremesso de Peso; e seis modalidades de jogos coletivos, Futebol de Campo, Futsal, Basquete, Vôlei, Caçador e Handebol.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Interação entre alunos e educadores pauta a Olimpíada. Foto: Paulinha Kozlowski.

Currículo

Da escola das modalidades à organização da Olimpíada, todo o evento é criado com base no conteúdo vivenciado em sala de aula. Nesse sentido, as competições funcionam como uma extensão da aula prática, permitindo que os estudantes se desenvolvam como atletas – mas conscientes de sua importância para o projeto coletivo.

“A Olimpíada é um processo de prática pedagógica. As turmas conversam entre si e também com os professores sobre aspectos teóricos e técnicos”, esclarece Graciela.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] A 44º edição da Olimpíada promove um movimento de compassividade. Foto: Paulinha Kozlowski.

Zelo

As equipes do Ensino Médio participarão da Olimpíada por meio das competições esportivas e também das ações do Projeto Zelo, “Iniciativa criada em prol da sustentabilidade das relações humanas pautada pelo respeito aos demais.

Segundo o professor Alessandro França Quadrado, a realização das atividades relacionadas ao projeto contarão na classificação da Unidade de Ensino. “Integrar o Projeto Zelo à competição pode ser também um ato de cooperação. A Olimpíada não precisar ser um aluno contra o outro, mas um pelo o outro”, afirma Alessandro.

Muito mais que estimular a competitividade, a 44º edição da Olimpíada promove um movimento de compassividade e respeito aos demais, colocando no centro da discussão o diálogo e consciência de que, como disse Padre Pedro Arrupe, “somos mais quando nos abrimos aos demais”.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]