19.06.17

45ª Olimpíada do Medianeira

A competição celebra os 60 anos do Medianeira e envolve toda a comunidade educativa.

Por Jonatan Silva

No ano em que o Medianeira completa 60 anos de sua fundação pelo P. Oswaldo Gomes, a tradicional Olimpíada do Colégio chega a sua 45ª edição. A abertura, que acontece no dia 24 de junho, a partir das 8h, terá a participação de todas as turmas, da Educação Infantil ao Terceirão, além de contar com presença de Emanuel Rego, sempre-aluno campeão olímpico e mundial de vôlei, além de maior vencedor do Circuito Mundial com 10 títulos e 77 medalhas de ouro em etapas da competição.

Muito mais que uma semana de jogos e disputas entre os estudantes, a Olimpíada do Medianeira é um momento de convivência entre toda a comunidade educativa. Segundo o Diretor Acadêmico, Fernando Guidini, a Olimpíada simboliza a confiança do Medianeira nas aprendizagens mediadas pelo esporte, pelo trabalho em equipe e pela troca entre educadores, estudantes e a comunidade. “45 anos de história expressam uma aposta, um projeto e uma prática que têm justamente o caráter de significação de trazer os grupos de estudantes para um clima fraterno, de convivência, de respeito e também de competição”, avalia.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Os sempre-alunos (dir. para esq.) Augusto Amatuzzi Samways, Rafael Tedeschi Pazello, Johann Melcherts e Emanuel Rego durante a Copa Itaú em 1988. Foto: Arquivo Pessoal/Johann Melcherts.

Para professora Graciela Zachar Gomez, responsável pela organização, a competição se consolidou como um dos eventos mais esperados do ano letivo por ser um espaço de interação e integração. A educadora ressalta também o caráter pedagógico da atividade. “A Olimpíada faz parte de um conteúdo, que é avaliado, e tem determinadas demandas que são cumpridas. Há um trabalho dentro da Aprendizagem Integral que está voltada às dimensões corporal, ética, afetiva e cognitiva”, comenta Graciela.

Tradição

Sueli Takemori, professora de Judô e organizadora das Olimpíadas, compartilha da opinião. Segundo a educadora, chegar à 45º edição das Olimpíadas representa o compromisso do Medianeira com o esporte e com a formação do sujeito em sua integralidade. “Isso mostra toda a importância do esporte dentro do Colégio em sua função pedagógica e consolida também o Centro de Esportes”, explica.

A prática esportiva faz parte da história do Medianeira, referência em diversas modalidades. A sala de troféus da instituição materializa as conquistas ao longo dos anos. Além das categorias individuais e coletivas que hoje integram a competição, o Colégio tinha também provas de ciclismo. Francisco Faigle, o Chicão, coordenador do Centro do Esportes, relembra que as Olimpíadas serviam como triagem de atletas para outros torneios.

A Olimpíada está alicerçada em dois importantes fatores. O primeiro tange a questão técnica, que exige comprometimento dos estudantes participantes. O segundo está na temática, que serve como conceito central para o desenvolvimento das atividades. Neste ano, o tema é “Aprendendo com e para o esporte”.

Graciela destaca também que, dentro das séries, são criados subtemas que, alinhados ao currículo, estabelece um vínculo entre a competição e os assuntos abordados em sala de aula.  “Eu penso que a Olimpíada é mais um instrumento que colabora para a formação integral e ela se configurou como uma prática educativa.”

Guidini visualiza os jogos do Medianeira como uma oportunidade de trabalho em rede, capaz de gerar aprendizagens significativas e que traz valores e atitudes fundamentais para uma convivência pautada pelo respeito e pela justiça social.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] A Olimpíada é um dos momentos mais esperados pela comunidade educativa. Foto: Paulinha Kozlowski.

Modalidades

A competição possui três modalidades de jogos individuais, Tênis de Mesa, Xadrez e Dama; cinco categorias dentro do Atletismo, Corrida de Velocidade, de Revezamento e de Resistências, além de Salto em Distância e Arremesso de Peso; e seis modalidades de jogos coletivos, Futebol de Campo, Futsal, Basquete, Vôlei, Caçador e Handebol.

Como ilumina o Projeto Educativo Comum (PEC), no número 35, o currículo deve abordar as diversas áreas do conhecimento, perpassando as dimensões – apresentadas no número 41 – colocando sempre o estudante como centro de todo o processo educativo, focando na preparação de homens e mulheres para a vida e para o mercado de trabalho.

Acesso o evento da 45ª Olimpíada do Medianeira no Facebook e confira imagens das edições anteriores do evento.

Foto: Paulinha Kozlowski.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]