11.06.18

46ª Olimpíada do Colégio Medianeira

Ao longo de toda semana estudantes do 6º ano ao Terceirão estarão envolvidos em atividades esportivas.

Por Jonatan Silva

No dia 23 de junho a comunidade educativa do Colégio Medianeira tem um encontro marcado com o esporte. A partir das 8h acontece a abertura da 46ª Olimpíada que, neste ano, tematiza a busca pela cultura da paz. Ao longo de toda a semana, os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao Terceirão estarão envolvidos em atividades esportivas como vôlei, handebol, futebol e futsal, além de outros momentos de convivência e troca de experiências e saberes. Clique aqui e acesse o evento no Facebook no Medianeira.

Segundo Vinícius Soares Pinto, coordenador do Centro de Esporte, a escolha do tema de 2018 reflete o compromisso do Medianeira com a prática esportiva de maneira consciente e humanizada, evidenciando a importância da rivalidade sadia. “Vive-se um tempo de tão pouco convívio e escuta, que é preciso promover ao máximo momentos em que conexões e empatia possam ser estabelecidas entre sujeitos de culturas e visões de mundo diferentes“, avalia.

Cezar Czarny, professor de Educação Física do Ensino Médio e integrante a organização do evento, ao trabalhar a cultura da paz como tema, a Olimpíada dialoga com o Projeto de Pesquisa das 1ª e 2ª séries, que se debruçam sobre o papel da Organização das Nações Unidas (ONU) construção de um mundo mais justo e harmonioso. “Os mesmos conceitos que são utilizados no esporte devem fazer parte do dia a dia para a difundir da paz, que nada mais é que respeitar as regras e o adversário, promovendo o companheirismo e o bem comum”, afirma.

Na visão de Fernando Guidini, Diretor Acadêmico do Medianeira, a Olimpíada simboliza a confiança do Medianeira nas aprendizagens mediadas pelo esporte, pelo trabalho em equipe e pela troca entre educadores, estudantes e a comunidade. “Esse momento expressa uma aposta, um projeto e uma prática que têm justamente o caráter de significação de trazer os grupos de estudantes para um clima fraterno, de convivência, de respeito e também de competição”, comenta.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Olimpíada é um momento de convivência e superação pelo esporte.

Currículo

Tradicional e sempre atenta aos tempos e espaços de aprendizagem, a Olimpíada é um dos momentos mais esperados por estudantes e educadores. De acordo com Vinícius Soares Pinto, são diversos os diálogos possíveis entre a paz e o esporte, possibilitando abordagens múltiplas nas mais variadas disciplinas.

A professora de educação física, Graciela Zachar Gomez, que também integra a organização, reafirma o alinhamento entre a competição e o currículo das séries. “A Olimpíada faz parte de um conteúdo, que é avaliado, e tem determinadas demandas que são cumpridas. Há um trabalho dentro da Aprendizagem Integral que está voltada às dimensões corporal, ética, afetiva e cognitiva”, comenta a educadora.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] A cultura da paz busca a rivalidade sadia e o espírito esportivo.

Modalidades

A competição possui três modalidades de jogos individuais, Tênis de Mesa, Xadrez e Dama; cinco categorias dentro do Atletismo, Corrida de Velocidade, de Revezamento e de Resistência, além de Salto em Distância e Arremesso de Peso; e seis modalidades de jogos coletivos, Futebol de Campo, Futsal, Basquete, Vôlei, Caçador e Handebol.

Clique aqui e acesse o evento no Facebook no Medianeira.

Esporte

A celebração do esporte no Medianeira está a todo vapor em junho. Além da tradicional Olimpíada, a Copa do Mundo da Rússia foi o ponto de partida para a realização da Copa Literária, evento organizado pela Biblioteca P. Oswaldo Gomes e que promove um intercâmbio cultural entre literatura e futebol.

O MedCast, podcast do Colégio Medianeira, tem como tema de seu terceiro episódio “Brasil, um país de chuteiras?”, que coloca em pauta a relação do brasileiro com o futebol e a questão da identidade nacional. Para o debate, foram convidados os educadores Mário Borges, Francisco Rehme e Hélcio Scardanzan.
[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Ícone - Agende uma visita
Agende uma visita
Ícone - Matrículas
Matrículas

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo