14.10.22

5ª edição do Encontro de Formação Integral

Uma experiência profunda com Deus e iluminada pelo modo de proceder Inaciano.

5ª edição do Encontro de Formação Integral

Do dia 03 a 12 de outubro de 2022, aconteceu a 5ª edição do Encontro de Formação Integral (EFI), na Vila Oliva, espaço do Colégio Anchieta de Porto Alegre, na serra gaúcha. O evento reuniu em torno de 60 estudantes do Ensino Médio da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) e oito monitores Sempre-alunos, que participaram de edições anteriores.

Preparado desde 2020 e adiado por conta da pandemia de Covid-19, o principal objetivo da EFI é colaborar com as dimensões afetivo-emocional, espiritual-religiosa, ética, comunicativa e sociopolítica dos estudantes, por meio de uma experiência profunda com Deus, iluminada pelo modo de proceder inaciano. Pensando nisso, as diversas atividades realizadas foram inspiradas pela história de conversão de Santo Inácio, e cada dia da imersão relembrou uma etapa significativa da caminhada em regiões como Loyola, Pamplona e Manresa (Espanha).

Seja por meio de músicas, danças ou outras expressões artísticas, as dinâmicas propostas colocaram os estudantes em um contexto de reflexão sobre a própria vida. “Conforme os alunos se aprofundavam no processo de conversão de Inácio, vivenciavam também uma peregrinação interna, em um processo de autoconhecimento com diversas dinâmicas e atividades”, contou Pedro Risaffi, secretário executivo da RJE.

Estão representados no evento os colégios Anchieta (RS), Catarinense (SC), Santo Inácio (RJ), Medianeira (PR), Antônio Vieira (BA), São Luís (SP), Santo Inácio (CE), Diocesano (PI), Loyola (MG), Jesuítas (MG), a Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (MG) e a Escola Santo Afonso Rodriguez (PI).

Confira também: 1º ENCONTRO DE FORMAÇÃO INTEGRAL