04.10.16

1º Encontro de Formação Integral

Medianeira será representado por quatro alunos do Ensino Médio.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] “Esse é o momento de pensar em uma formação que seja comum para os alunos de uma escola jesuíta”, diz Carlos Torra.

Por Jonatan Silva

O Colégio Medianeira participa entre os dias 5 e 15 de outubro do 1º Encontro de Formação Integral (EFI), organizado pela Rede Jesuíta de Educação (RJE) na Vila Fátima, em Belo Horizonte (MG). Com o objetivo de trabalhar as várias dimensões do sujeito em sua integralidade, o momento tem a presença de 45 estudantes das 17 instituições de educação básica da Companhia de Jesus. O professor Carlos Torra, do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (SOREP), do Ensino Médio, e as alunas Ana Beatriz, Ana Cristina, Isabela e o aluno Lucas representam o Medianeira no evento.

Na visão de Torra, participar do encontro, além de fortalecer a perspectiva da liderança inaciana entre os estudantes, estabelece um sentimento de rede nos colégios e a comunhão de valores e de processos educativos. “Esse é o momento de pensar em uma formação que seja comum para os alunos de uma escola jesuíta. Sentir-se pertencente à RJE significa compartilhar de alguns valores e aplicá-los”, explicou o educador.

Para Ana Cristina, da 2ª Série do Medianeira, o encontro é uma maneira de colocar em prática aquilo que se aprende dentro do Colégio. “Acho que é importante a gente se entregar completamente à experiência com os trabalhos voluntários e ajudando as pessoas”, disse. Isabela, também da 2ª Série, vê no EFI uma possibilidade de descobertas.

Preparação

Todos os dias do Encontro serão inspirados por uma das fases da vida de Santo Inácio de Loyola. A ideia é usar a trajetória do fundador da Companhia de Jesus com guia para uma peregrinação pessoal de cada estudante. O EFI é parte importante de um trabalho permanente voltado à dimensão espiritual religiosa e que apresenta os ensinamentos deixados por Santo Inácio.

“Os alunos têm acesso contínuo, no processo formativo e via Pastoral, ao que nós chamamos de liderança inaciana e ao referencial humanístico da proposta de Santo Inácio. Os estudantes tiveram um contato mais específico com a biografia de Santo Inácio, para que eles conhecessem momentos como a conversão, a criação da Companhia e os exercícios espirituais”, esclarece Carlos.

A preparação para o EFI, segundo Ana Cristina, foi uma maneira de enxergar a importância dos valores inacianos e como eles podem ser colocados em prática no dia a dia. A reunião permite aos alunos que, por meio de suas experiências e vivências em diferentes contextos, observem o mundo com um olhar mais justo e compassivo, capazes da coragem de transformar a realidade em que estão inseridos.

Confira a programação

Início das atividades: 5/10, às 16h

De 5 a 11/10 – 1ª parte (Vila Fátima)

De 11 a 13/10 – 2ª parte (Experiências de missão nas redondezas de BH)