26.05.22

Alimentação Saudável e Feira Orgânica do Colégio Medianeira

Os cuidados com a alimentação fazem parte da rotina da comunidade educativa.

Alimentação Saudável e Feira Orgânica do Colégio Medianeira

A alimentação saudável ajuda no processo de aprendizado e estimula raciocínio e memória. Por isso, o Medianeira acredita no poder desses hábitos alimentares, que garantem energia e disposição na rotina diária dos estudantes, além de fomentarem escolhas conscientes para a promoção da saúde humana e ambiental.

Sabemos que o mundo passa por uma crise socioambiental, e não é de hoje que a sociedade vem buscando práticas alternativas para mudar essa realidade. O Medianeira entende a importância da produção de alimentos orgânicos, ou seja, frutas, verduras e legumes que em seu processo de cultivo não foram utilizados produtos como pesticidas, agrotóxicos, herbicidas, fungicidas, entre outros.

É pensando nisso que toda quarta-feira é dia da Feira Orgânica no Colégio Medianeira. A Feira, que começou como uma atividade pontual para as turmas, tornou-se um dos momentos mais esperados na semana. O projeto começou por meio de uma atividade específica de Biologia para as turmas do Ensino Fundamental 1 e, aos poucos, com a continuidade da Feira, outras disciplinas como Matemática e Geografia foram incorporadas, tendo como alguns dos objetivos proporcionar educação sobre custo-benefício e consumo consciente.

Desde 2012, Adair Santos de Souza, conhecido como Seu Adair, é responsável pela Feira Orgânica. Tudo o que é ofertado na Feira é escolhido com muito cuidado e atenção por ele. “Eu vou trazendo as frutas, verduras e legumes, que são de acordo com a época do ano, mas sempre tento ter à disposição na Feira variedades, como laranja, banana, maçã, mandioca, cenoura, diferentes tipos de alface, repolho, entre outros. Além disso, eu gosto de trazer produtos in natura, como amendoim e cana-de-açúcar”, relata Seu Adair.

A Feira é importante não apenas por sua variedade, mas por apresentar às crianças e resgatar nos pais o verdadeiro sabor daquilo que está sendo consumido. “Desde o primeiro dia que eu coloquei meus pés no Colégio, eu observei muitos pais que há muitos anos não chupavam cana, não comiam amendoim torrado, e foi com a vinda dos filhos, principalmente as crianças do Medianeirinha, que voltaram a comprar e comer produtos naturais”, conta Seu Adair.

Vivências na Feirinha pelo olhar do Medianeirinha

A Educação Infantil do Medianeira trabalha o Dia da Fruta. Cada turma tem uma dinâmica diferente, mas a base do projeto é ajudar as crianças a entenderem a importância dos alimentos orgânicos, as características (como cor, textura, tamanho, sabor), e até mesmo quais receitas são possíveis fazer com as frutas e verduras.

O processo começa com uma parceria com a família, ao enviar um valor simbólico para que os filhos possam fazer as compras, depois nas quartas-feiras as educadoras levam para a Feira, onde as crianças com a cestinha escolhem o que querem comprar e junto com o Seu Adair pesam e pagam. Após a compra, as professoras trabalham de três maneiras:

1. Mostram para as crianças que as frutas precisam ser higienizadas antes de comer. Depois de lavadas, cortam e dividem em sala com todos os coleguinhas, para trabalhar a questão de compartilhar e dividir;
  2. Também podem pegar os alimentos e apresentar para as crianças as várias receitas que se podem fazer com aquela fruta ou verdura, porque as vezes a criança pode não gostar de morango, mas gosta da vitamina de morango;
  3. Ou os pequenos levam o que compraram para casa, para que com os pais façam tudo o que aprenderam com as professoras nos dois itens acima.

“As crianças ficam muito ansiosas e nós preparamos atividades não só durante o exercício de ir comprar o alimento na Feira, mas também trabalhos antecedente e pós-Feira. Trabalhamos muito com a questão da autonomia, esse poder de compra. Às vezes eles trazem R$ 10,00 e quando vejo estão com a sacola cheia, então precisamos explicar o que dá, o que não dá, quanto custa”, relata a educadora do Ensino Infantil 4C, Aline Luize.

O pequeno Benjamin, de 4 anos, conta que adora comer alface e tomate cereja e, que toda semana, ele e os pais preparam juntos uma lista do que comprar, “sempre que tem feira eu fico mais alegre! Eu e minha família fazemos uma lista em casa para comprar o que precisa na Feira, porque eu gosto muito de fazer as compras das frutas e verduras”.

Projeto Abra Seus Olhos e Veja Coisas Novas

Visitar a Feira Orgânica é sempre um momento de muita diversão para as crianças e, ao ofertar a Feira como uma ação do projeto “Abra Seus olhos e Veja Coisas Novas”, o Colégio Medianeira demonstra o seu compromisso com a formação de um mundo mais justo e fraterno, que tem um de seus objetivos colocar os estudantes em contato com alternativas sustentáveis de alimentação saudável, valorizando também os pequenos produtores.

Serviço da Feira Orgânica:

A Feira é para toda a comunidade educativa do Colégio Medianeira.
Funciona todas as quartas-feiras, das 9h às 15h30.
Formas de pagamento: Dinheiro, cartão de débito e crédito e pix.