17.04.18

Feira Orgânica do Medianeira

Todas as quartas-feiras, das 11h às 15h30, é dia de visitar a banca do seu Adair.

O interesse pela agricultura orgânica teve início ainda na juventude.

Toda quarta-feira é dia de Feira Orgânica no Colégio Medianeira. Produzindo alimentos sem agrotóxicos há quase 20 anos, Adair Santos de Souza, o seu Adair, é responsável por escolher frutas, verduras e legumes para oferecer à comunidade educativa. Como o restaurante, a Feira Orgânica também está inserida no currículo das séries e é uma importante experiência acadêmica e humana para os estudantes.

A feira, que começou como uma atividade pontual para as turmas, se tornou um dos momentos mais esperados na semana por educadores, famílias e estudantes. Nicole Witt, professora de Biologia do Ensino Médio, relembra que a inciativa tinha como objetivo trabalhar questões de alimentação saudável com os estudantes do Ensino Fundamental I. “Queríamos discutir a alimentação na perspectiva das Ciências, pensando o corpo, o homem e os impactos da ingestão de certos alimentos”, explica a educadora.

Aos poucos, e com a permanência da Feira Orgânica, no Medianeira outras disciplinas foram incorporadas ao projeto com a Matemática e a Geografia. Para a professora de Ciências, Suellen Oriana Kricky, apresentar às turmas o contexto da compra e venda de alimentos é também uma preparação do estudante para os desafios da vida.

“É uma das estratégias que permite ao estudante compreender melhor a agricultura orgânica/agroecológica e conceitos como investimento, custo benefício e consumo consciente. Além disso, une a teoria à prática a medida que gera significação dos conteúdos estudados e aproxima o produtor do consumidor”, afirma, e completa: “em síntese, a Feira Orgânica contribui para a compreensão da alimentação consciente como um ato político e ambiental”.

Diversão

Visitar a Feira Orgânica é sempre um momento de muita diversão para os pequenos. Com muita curiosidade e vontade de aprender, como ressalta a professora Suellen, os estudantes descobriram sobre os diferentes produtos à venda, a respeito das unidades de medida, sobre a precificação dos alimentos e, claro, sobre o manejo e o cultivo ecologicamente correto.

Segundo Nicole, há uma dinâmica muito interessante de troca de conhecimentos. “Os estudantes entendem esse momento da feira como algo muito prazeroso. Por isso, o trabalho com o conteúdo se torna mais natural. E tem outra coisa: eles gostam muito do seu Adair. As crianças é que fizeram com que Feira Orgânica ficasse”, avalia Nicole.

Produção agroecológica

O interesse de seu Adair pela agricultura orgânica nasceu após um banho acidental com veneno aos 13 anos de idade. “Apesar de ainda plantar com veneno, eu já pensava que um dia não iria mais usá-lo”, comenta. Antes de se tornar agricultor orgânico, trabalhou como funcionário em uma empresa de vigilância, porém, sem perder o foco de retorno ao plantio.

A mudança de vida, novamente, aconteceu graças ao acaso. De acordo com seu Adair, depois de anos de trabalho, desenvolveu uma úlcera nervosa. Naquele momento, o agricultor percebeu quer seria necessário sair da zona de conforto. “O médico me disse que o remédio faria 50% e que eu precisava fazer os outros 50%”, explica.

A primeira empreitada de seu Adair ao retomar os trabalhos na agricultura foi a apicultura – e, atualmente, conta com 80 caixas de criação de abelhas. A produção agroecológica começou após conhecer a pedagogia da alternância em um curso promovido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Entusiasmado com a ideia, Souza adquiriu uma propriedade rural, entretanto, foi preciso trabalhar a terra por algum tempo antes que fosse certificado como produtor orgânico. O esforço e a preparação valeram a pena. Seu Adair estima que, em 2018, deve colher 1,5 tonelada de alho. “Várias cooperativas esperam o meu alho. Foi um destaque, eu não imaginava”, disse.

Saúde

Consumir alimentos agroecológicos é uma maneira de valorizar a produção orgânica e incentivar que esse modelo de plantio continue se desenvolvendo e expandindo. Segundo seu Adair, quem dá preferência aos produtos sem agrotóxicos demonstra a preocupação com a sua própria saúde.

Ao proporcionar a Feira Orgânica, o Colégio Medianeira demonstra o seu compromisso com a formação de um mundo mais justo e fraterno, colocando a comunidade em contato com alternativas sustentáveis de alimentação saudável, valorizando, portanto, os pequenos produtores.

Ícone - Agende uma visita
Agende uma visita
Ícone - Matrículas
Matrículas

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo