Biblioteca do Medianeira conta com 34 mil títulos
Aproximadamente, 50 mil exemplares, estão distribuídos entre as unidades da Fase I e Fase II
A biblioteca P. Oswaldo Gomes, do Colégio Medianeira, conta com, aproximadamente, 50 mil exemplares e 34 mil títulos. O acervo é dividido em literatura infantil, adulto juvenil, bilíngue (inglês e espanhol), referências, formação, pesquisa, filosofia e outros. Tanto na unidade da Fase I (Educação Infantil ao 7º Ano do Ensino Fundamental) quanto no da Fase II (do 8º Ano a terceira série do Ensino Médio), o espaço como um todo, é um convite à cultura e ao conhecimento.
Esse setor é o espaço em que os estudantes tem seu primeiro contato com literatura dentro da escola. Desde quando a biblioteca era em uma sala pequena da Educação Infantil até os dias atuais, o setor procura guardar e preservar todas as memórias de toda comunidade educativa e, além disso, busca manter um ambiente atualizado e atrativo. O supervisor da Biblioteca no Medianeira, Mário Borges, relata que, “para nós educadores do Colégio, a nossa biblioteca é um organismo vivo que está sempre em expansão”.
É pensando nisso que, dentro desses espaços, existem diversas formas para constituir o acervo. A primeira é a própria solicitação dos educadores que, de acordo com os projetos pedagógicos, fazem o pedido; a segunda maneira vem dos próprios estudantes, por meio de um espaço em que eles podem anotar sugestões de obras que gostariam de ler, após isso, é feita uma seleção (de acordo com o conteúdo e faixa etária); a terceira forma, é do próprio bibliotecário e educadores da biblioteca, onde tem a liberdade da busca por temáticas mais atuais.
Após feita essa curadoria e passado por aprovação, é realizada a compra desses livros. Nas últimas aquisições da biblioteca, as temáticas mais esperadas da parte da educação infantil ao 5º ano são entorno do folclore brasileiro, dinossauros, bruxas, fadas, entre outros. No que envolve os temas dentro da literatura infanto-juvenil, os autores mais requisitados são Itamar Vieira Junior, George Orwell, Margaret Atwood, Ngozi Adichie, entre outros. Para os 8º, 9º e ensino médio, os gêneros pedidos ficam entre romance e distopias.
O acesso na biblioteca é para toda a comunidade acadêmica (educadores, estudantes e famílias), e além do contato com a riqueza do acervo disponível, a comunidade pode encontrar podcasts literários e vídeos sobre A Hora do Conto, que os próprios educadores que trabalham no setor produzem.
Horário de funcionamento:
De Segunda à Quinta-Feira: Manhã – 7h30 às 12h | Tarde – 13h30 às 17h30.
Sexta-Feira: Manhã – 7h30 às 12h | Tarde – 13h30 às 16h.