08.03.23

Campanha da Fraternidade: ações e debates contra a fome

Conheça as iniciativas do Colégio Medianeira para trabalhar essa temática com os estudantes

Campanha da Fraternidade: ações e debates contra a fome

A Campanha da Fraternidade 2023 trouxe à tona o tema “Fraternidade e fome” sob o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). O mote levou educadores e estudantes a debaterem um assunto atual, mas que muitas vezes é tratado com indiferença por aqueles que não estão inseridos nessa realidade. Por isso, o Colégio Medianeira planejou diversas ações com três etapas de conscientização: ver, julgar e agir.

As ações são específicas para cada ano de ensino, com o intuito de respeitar os níveis de compreensão de cada idade. Assim, as práticas iniciam com reflexões sobre o assunto, mas com o objetivo final da ação, seguindo a filosofia Magis de ser a sua melhor versão e ir em direção ao outro, ajudando um amigo em necessidade.

O coordenador do Centro de Formação Cristã e Pastoral, Padre Agnaldo S.J, lembra de uma frase de Inácio de Loyola que elucida o significado da campanha para o colégio: “o amor consiste mais em obras do que em palavras”.

Quebra-cabeça comunitário

Um quebra-cabeça com a imagem da campanha foi inserido na sala dos professores, para que cada educador pudesse montar algumas peças. A ideia é despertar o sentido de comunidade, em que cada um pode fazer a sua parte para um bem maior.

Além disso, o educador foi convidado para uma reflexão: enquanto encaixa cada peça, procure lembrar de todas as informações que já teve sobre o tema e entre em sintonia com a nossa campanha solidária.

Produção de cartazes

Os estudantes das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio discutiram assuntos envolvendo causas e consequências da fome; a insegurança alimentar que atinge mais de 33 milhões de brasileiros; a má distribuição de terras; e a desvalorização do salário mínimo. A partir dessas discussões foram criados cartazes com possíveis soluções e indagações sobre o tema.

“Foi proposto aos alunos pensar no quanto eles gastam mensalmente na cantina e comparar com o salário mínimo. É importante pensar que famílias inteiras vivem com cerca de R$ 1.300 mensais e discutir o que pode ser feito a partir disso. Um dos exemplos comentados é evitar o desperdício de comida tanto no colégio quanto em casa”, lembra a orientadora Adélia.

cartazes para a Campanha da Fraternidade

Contação de histórias

Já na Educação Infantil, o assunto é introduzido aos poucos, com o intuito de que seja criado um vínculo entre eles e as crianças que passam fome, por exemplo. “Muitos alunos dessa idade não conhecem essa realidade, mas eles se compadecem com facilidade e querem ajudar”, comenta o orientador Luiz Felipe.

Em um segundo momento, terá contação de histórias que envolvem a temática da fome. O primeiro livro escolhido foi “O Comedor de Nuvens” da autora Heloisa Pires Lima. A narrativa se passa no reino dos achântis, onde ninguém passava fome porque o alimento eram as nuvens, mas tudo mudou quando apareceu um comilão. Além disso, o livro lembra o episódio do dilúvio explicado na Bíblia e traz explicações sobre a distância entre Céu e Terra.

Campanha de arrecadação

A arrecadação de alimentos está em movimento, os pontos de coleta de doação ficam nas portarias e na sala da Pastoral (bloco D). Essa é a parte do assistencialismo da Campanha da Fraternidade que também é importante, mas está sempre ligada ao compromisso com a mudança.

Para a entrega dessas doações, o Colégio Medianeira priorizou instituições que não possuem muitos canais ativos de divulgação e por isso não recebem tantas contribuições no decorrer do ano. Dois exemplos desses locais são: o Lar Mãe Maria e o Patronato Santo Antônio.

Futuras ações

O planejamento de ações da Campanha da Fraternidade segue a todo vapor. Estão programadas atividades com as turmas do 3º ano e ainda uma missão com 30 jovens que serão inseridos em uma comunidade simples, o objetivo é conhecer de perto uma nova realidade e questionar seus próprios valores.

Ícone - Agende uma visita
Agende uma visita
Ícone - Matrículas
Matrículas

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo