29.11.17

Campanha do resíduo eletrônico

Iniciativa faz parte do projeto de sustentabilidade "Abra seus olhos e veja coisas novas".

Por Jonatan Silva

O descarte correto dos resíduos é tão importante quanto o uso racional dos recursos. Jogar papel, metal, plástico, vidro, produtos orgânicos ou não-recicláveis nos seus respectivos coletores faz parte de uma postura proativa e consciente adotada pelo Colégio Medianeira por meio do projeto Abra seus olhos e veja coisas novas. A coleta seletiva já está integrada ao cotidiano de alunos e educadores, mas qual é o descarte adequado dos resíduos eletroeletrônicos? Pautado pela sustentabilidade como missão e na articulação da fé e justiça, o Medianeira, entre os dias 19 de novembro e 07 de dezembro, será ponto de coleta de equipamentos para que toda a comunidade educativa possa contribuir para o bem comum. O coletor está disponível nas portaria da Linha Verde e Medianeirinha e também na entrada do Fundamental I.

Não separar aparelhos eletroeletrônicos como celulares, televisores, notebooks e impressoras pode ser perigoso, pois elementos presentes nesses equipamentos causam grandes males à saúde e graves danos ao ambiente. Um levantamento realizado em 2014 pela Save the e-waste problem (Step), entidade internacional responsável por mapear o descarte do resíduo eletroeletrônico em todo o mundo, apontou que cada brasileiro produz, em média, 7 kg de lixo eletrônico por ano. Na China, por exemplo, cada habitante gera 4,4 kg todos os anos.

Roberto Casagrande, responsável pelo Centro de Educação Ambiental (CEA) do Medianeira, ressalta o compromisso do Colégio com um mundo mais fraterno e sustentável. “É importante comentar que a mudança de postura para a nova forma de coleta de resíduos deve ser uma preocupação de toda a comunidade do Colégio. É um desafio e uma oportunidade de trabalharmos com a educação ambiental, de revermos nossos hábitos e de termos uma participação efetiva na construção de uma sociedade mais justa e que tanto queremos”, pontua o educador.

Dados alarmantes

A Environmental Protection Agency (EPA), agência de proteção ambiental norte-americana, afirma que a produção de resíduo eletroeletrônico cresce 5% por ano. O que poucos sabem é que 80% de um equipamento pode ser reciclado ou reutilizado. Em países com gestão de resíduos, como os EUA, somente 30% do que é produzido de lixo tecnológico passa por algum processo de reciclagem.

O Paraná, de acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre), é o quarto estado em produção de resíduo eletroeletrônico, gerando 86,8 mil toneladas por ano.

Sala de aula

Os estudantes dos 9º anos, pela disciplina de Ciências, participarão de uma gincana, cujo objetivo é arrecadar a maior quantidade de resíduos eletroeletrônicos. O conteúdo trabalhado em sala de aula, por meio do currículo, será articulado de maneira prática e lúdica. A gincana é também um dos alicerces do Projeto Socioambiental do Medianeira, por isso, os recursos obtidos com a venda os materiais serão destinados à ONG Teto, que constrói casas populares para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Apesar de a competição ser destinada aos 9º anos, toda a comunidade educativa está convidada a participar desse importante movimento de conscientização que levanta importantes questionamentos a respeito das noções da necessidade de consumo, tratando do assunto por meio da ótica da justiça social e da fraternidade.

Segundo o Projeto Educativo Comum (PEC), número 25, “nossa finalidade considera mais as demandas pela sustentabilidade ambiental do planeta do que as metas de desenvolvimento econômico viciadas na exploração dos recursos naturais”. A preocupação com o ambiente e a sustentabilidade faz parte da proposta educativa da Rede Jesuíta de Educação (RJE), que entende essas questões como fundamentais para a formação integral do sujeito e para a busca pela excelência humana e acadêmica.

O que trazer?

Serão coletados: computadores, monitores, eletrodomésticos, no-breaks, máquinas elétricas, televisores, tablets, aparelhos de som, scanners, geradores, eletroportáteis, refrigeradores, balanças, bateria de celular, cabos elétricos, carregadores e fones de ouvido.

Não serão coletados: tonners, lâmpadas, pilhas e baterias.

Pontos de coleta

Campanha do resíduo eletroeletrônico

Quando: de 27 novembro a 13 de dezembro

Onde: coletor instalado nas portaria da Linha Verde e também na entrada do Fundamental I.

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]