Colégio Medianeira lança e-book do 1º Simpósio de Práticas Inovadoras
Trabalhos dos educadores discutem e propõem a integração das aprendizagens por meio das metodologias inovadoras para a formação integral e cidadania global
No mês de fevereiro, o Colégio Medianeira, em parceria com a Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos), lançou o e-book do 1º Simpósio de Práticas Inovadoras. A publicação reúne trabalhos que foram elaborados e apresentados pelos educadores no evento de outubro de 2023, com o objetivo de discutir e propor a integração intencional das metodologias inovadoras para a formação integral dos nossos estudantes, sempre considerando o contexto das aprendizagens, sua visibilidade e relevância no intuito de proporcionar um leque de oportunidades de aprendizado, incentivando a criatividade dos estudantes, a colaboração e a resolução de problemas.
O evento contou com 51 trabalhos inscritos, ou seja, a presença de mais de 200 educadores participando como interlocutores nas nove salas de Comunicações Orais e Oficinas abertas à reflexão dialógica. Além disso, houve a participação de mais de 20 educadores, membros das Comissões Organizadora e Científica, além dos professores da Unisinos que, por meio do programa Unisinos Education, assessoraram o Medianeira e certificaram os participantes.
O e-book é o resultado e o registro desse trabalho. A publicação tem 128 páginas e os textos apresentados ao público revelam uma produção coletiva que buscou responder aos desafios do nosso tempo, segundo o PEC 2021. São nove capítulos referentes aos eixos: educação e tecnologias; metodologias ativas e protagonismo estudantil; integração curricular e pesquisa; sustentabilidade e cidadania global; inclusão e diversidade; acompanhamento, avaliação e mapa de aprendizagens.
A importância de pensar e agir em prol da inovação
Para falar sobre a importância da inovação dentro de um Colégio Jesuíta é preciso lembrar do pronunciamento do P. Arturo Sosa, realizado em 2017 durante o Primeiro Congresso Internacional dos Delegados de Educação. Sosa destacou a urgência de os Colégios da Companhia de Jesus se tornarem “espaços de pesquisa pedagógica e verdadeiros laboratórios de inovação didática, gerando novos métodos ou modelos formativos”.
O Diretor Acadêmico do Colégio Medianeira, Carlos Torra, afirma que esse apelo ressoa como um chamado à inovação ancorada na realidade local e global. “Esse e-book expressa a concepção de inovação Pedagógica construída no processo de análise das práticas, embasada nos referenciais Pedagógicos Inacianos e elaborada pelos professores e equipes de todos os segmentos do Colégio. Recomendo a leitura como fonte de pesquisa, investigação e revisão de práticas pedagógicas, por ser um conhecimento sistematizado vigente no Colégio Medianeira.”, comenta Carlos.
Mayco A. Martins Delavy, coordenador das Comissões Científica e Organizador do 1º SPI, lembra que o tema da inovação pedagógica não foi um simples lema, mas o DNA do evento. “A escola do futuro e do presente continua a ser espaço de formação de seres humanos abertos e sensíveis à transformação do mundo como princípio primeiro de esperança, que nos deve guiar em nossa utopia de uma casa comum que seja, de fato, de todos e todas”.
Próximo Simpósio de Práticas Inovadoras
O Diretor Acadêmico ressalta que a primeira edição do Simpósio de Práticas Inovadoras foi um marco para a Comunidade Educativa do Colégio Medianeira. “O evento tematizou a prática interna e projetou futuros de inovação compartilhados. A inovação, concebida como variável isolada, impulsiona aprendizagens libertadoras e transformadoras”.
É por isso que a segunda edição já tem data para acontecer, dia 19/10, quando os educadores do Colégio Medianeira, em colaboração com a Universidade e outros pesquisadores do campo educacional, aprofundarão análises para promover e mobilizar aprendizagens profundas, inovadoras e integrais.