29.04.22

COMUNICADO MENSAL DA DIREÇÃO

Comunicado da direção sobre alguns direcionadores para o mês de maio.

Prezados pais e responsáveis,

Ao longo do mês de abril trilhamos juntos caminhos que nos possibilitaram retomadas das práticas e ritmos das aprendizagens sem interrupções temporais, consolidando, assim, processos formativos que se reconstituem no dia a dia do fazer educativo nas várias dimensões da formação integral dos nossos estudantes. À luz das celebrações pascais, fazemos memória da máxima expressão do amor de Deus pela humanidade ressignificada na nossa Missão de educar para as conquistas de novos espaços e tempos de aprendizagens em busca de caminhos para a renovação pessoal de vida de cada um (PEC, 2021). Ao adentrarmos o mês mariano, queremos pautar nossa ação educativa no cuidado e pessoalidade comprometida, tão característica do modo de ser e educar da Pedagogia Inaciana.

Abaixo, seguem alguns norteadores para o mês de maio:

Finalização do trimestre e boletins:

– O primeiro trimestre do ano letivo será concluído em maio, conforme previsto no calendário acadêmico, e as equipes pedagógicas têm acompanhado as aprendizagens nas três dimensões do aprender integral de cada estudante.
– Ressaltamos a importância do acompanhamento sistemático dos responsáveis às informações contidas no Portal on-line, como as notas das avaliações parciais. Após a finalização trimestral, todos terão acesso aos pareceres e boletins de seus filhos/as. O resultado do trimestre estará disponível para consulta a partir de 23/5, às 17h.
– A equipe acadêmica segue sempre à disposição para orientar pais/mães e estudantes em qualquer dúvida.

Direção acadêmica e orientadores:

– Em decorrência da nomeação do Prof. Dr. Fernando Guidini para a Direção da Rede Jesuíta de Educação Básica, conforme já comunicamos em nosso site e redes sociais, o Prof. Dr. Carlos Torra assumiu a Direção Acadêmica do Colégio Medianeira em 18/4. Desse modo, houve uma reorganização na equipe de Orientadores de Aprendizagem, referências no acompanhamento dos estudantes na série:
– Prof. Alessandro França assume a orientação de aprendizagem das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.
– Profª. Fabiana Ishiruji assume a orientação de aprendizagem dos 9º anos.
Karolina Vargas assume a orientação de aprendizagem dos 8º anos.
Débora Borin assume a supervisão do Centro de Inclusão.

Abertura do Colégio para as famílias:

– Felizmente, o contexto também tem permitido que o Medianeira retome, gradualmente, estratégias pedagógicas que envolvam a presença das famílias dentro do campus, como missas, reuniões presenciais, celebrações, entre outras atividades que são comunicadas localmente pelas equipes pedagógicas.
– A partir de maio, nas sextas-feiras, as famílias poderão acompanhar seus filhos até a entrada das salas de aula, nos seguintes horários: 6h50 às 7h10 | 12h50 às 13h10.
– Além disso, outras estratégias seguem em discernimento pela equipe diretiva, visando sempre à segurança e o bem-estar dos estudantes dentro do Colégio Medianeira.

Cuidados pessoais e coletivos com a COVID-19:

– Apesar do cenário consolador de melhora ao enfrentamento da COVID em nossa cidade, reforçamos o pedido para que todas as famílias continuem sendo prudentes e acompanhem, especialmente, as orientações para a vacinação infantil no site da prefeitura de Curitiba: https://imunizaja.curitiba.pr.gov.br/.
– Conforme temos lembrado todos os domingos, via ClipEscola, o estudante que apresentar um dos sintomas deve ficar em casa, procurar atendimento médico e comunicar o Colégio. Em caso de teste negativo para COVID, pode retornar à rotina escolar, usando máscara enquanto persistirem os sintomas respiratórios, como orienta o Decreto Municipal 420/2022.

Momentos inspirados pelo Evangelho e pela Espiritualidade Inaciana:

– Missas dominicais: relembramos que as missas de domingo são abertas à comunidade escolar e acontecem semanalmente.
Horário: 10h30. Local: Capela Nossa Senhora Medianeira. Entrada pela portaria da Linha Verde.
– 1ª Eucaristia: após três anos de preparação, inclusive com retiros no Centro de Educação Ambiental do Medianeira (CEA), nossos estudantes de catequese receberão o Sacramento da Eucaristia neste fim de semana: 30/4 (18h) e 1º/5 (9h e 11h). Local: Capela Nossa Senhora Medianeira. Entrada pela portaria da Linha Verde.
– Crisma: nossos crismandos também estão em processo de preparação para o retiro espiritual que acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de maio, no CEA.

Que neste mês mariano, Nossa Senhora Medianeira interceda junto a seu Filho Jesus pelas famílias da nossa comunidade educativa, preservando vida e saúde. Às mães, em seu dia, nossa prece de louvor e gratidão pela vida de cada uma de vocês.

“Quero recordar com gratidão e afeto todas as mães, confiando-as à proteção de Maria, nossa mãe celeste. O pensamento também vai às mães que passaram à outra vida e nos acompanham do céu.”

(Papa Francisco).

Cordialmente,
Direção do Colégio Medianeira.