25.11.21

O que é ser magis?

O termo em latim “magis” significa “o mais”, “o melhor” e resume a busca do Colégio Medianeira pela excelência humana e acadêmica dos seus estudantes.

O que é ser magis?

Ensinar a pensar com independência e profundidade, ter discernimento, fazer as escolhas corretas e buscar por uma sociedade mais justa são as principais características da educação inaciana. Com base nela, as instituições jesuítas, como o Colégio Medianeira, acreditam que os talentos de cada pessoa precisam ser desenvolvidos não apenas para satisfação ou ganho pessoal, mas para o benefício da humanidade.

Essa missão pode ser resumida em uma palavra: “magis”. Esse termo em latim significa “o mais”, “o melhor”. O Orientador do Ensino Fundamental do Medianeira, Luiz Felipe da Silva, explica que ser magis não é ser melhor que o outro, mas ser o melhor que podemos ser para nós mesmos e também para o outro.

“Ser magis é ser um agente de transformação no mundo. É dar o seu melhor em todas as ações sem esperar retorno, porque é o correto e o melhor caminho a ser tomado. É ser ainda responsável, educado e estar presente”, indica o educador.

Magis e as instituições de ensino da Companhia de Jesus

Em um colégio jesuíta, o magis se aplica a todos os setores da vida escolar. No entanto, a busca pela excelência vai além do desempenho acadêmico e profissional, almeja principalmente a excelência humana. “Educar nas virtudes e nas letras” é um lema que está na raiz fundacional da Companhia de Jesus.

Outra característica essencial de um centro de educação jesuíta é o diálogo permanente com seu ambiente contextual para responder de forma eficaz aos desafios do nosso tempo, local e cultura. A inovação também é uma busca constante, desde que utilizadas com motivos e objetivos muito claros. Logo, não há espaço para imitações e reproduções de práticas sem sentido.

A busca pelo magis no Colégio Medianeira

O projeto pedagógico do Colégio se baseia no conceito magis ao procurar desenvolver o ser humano por completo, nas três dimensões do ser: cognitiva, socioemocional e espiritual-religiosa. Com esse objetivo, buscamos sempre ampliar as oportunidades educativas por meio de atividades integradas ao currículo escolar, em busca da formação integral dos estudantes para poderem participar e intervir na sociedade.

Segundo o orientador, o educando do Medianeira tem acesso a conteúdos de qualidade, ações sociais, interiorizações, pausas inacianas, escutas pastorais e outras atividades que buscam o contato mais profundo consigo mesmo. E, assim, combinando formação, conhecimento, convivência e diversão, propõe a excelência educativa em todos os sentidos.

“Gostaria de convidar você para conhecer a proposta pedagógica e inaciana do Colégio Medianeira, algo que, mais do que dito, precisa ser visto e sentido para compreensão da grande diferença existente no ambiente escolar da nossa instituição”, enfatiza Luiz Felipe.

Quer saber mais sobre os valores e compromissos do Colégio Medianeira com a excelência acadêmica e humana? Leia mais aqui!