13.08.21

O que são os projetos de pesquisa e qual a relação com a autonomia dos estudantes?

Os projetos de pesquisa são uma estratégia para que os estudantes busquem e ampliem o conhecimento.

O que são os projetos de pesquisa e qual a relação com a autonomia dos estudantes?

Quem convive com crianças e adolescentes sabe que perguntar é uma necessidade. Do ponto de vista pedagógico, eles estão supercorretos: perguntar é uma das maneiras mais eficientes de entender a realidade. Por isso, o Colégio Medianeira incentiva a busca pela compreensão do mundo por meio de muitas ferramentas, principalmente projetos de pesquisa.

Ações como essa formam cidadãos mais criativos e éticos, social e ambientalmente responsáveis, com criticidade e autonomia de pensamento para melhorar a sociedade em que vivem, além de mais capacitados profissional e intelectualmente

Ensinar os estudantes a ter autonomia e fazer as perguntas certas são algumas das mais importantes missões do Colégio Medianeira. Mayco Martins Delavy, supervisor pedagógico do Colégio Medianeira, afirma que a pesquisa é o coração de uma aprendizagem autônoma.

“A relação entre a autonomia e a pesquisa é intrínseca e circular no projeto do Medianeira e deve perdurar durante toda a vida escolar do estudante. Quanto mais acesso à leitura, às diversas fontes, ao patrimônio histórico-científico da humanidade, mais profunda será a capacidade de compreensão desse mundo”, indica o supervisor.

Projetos de pesquisa no Ensino Fundamental e Médio

No Colégio Medianeira, projetos de pesquisa são estratégias que integram currículo e problematização. Com eles, o estudante experiencia a relação entre a teoria, a prática e a compreensão do mundo em sentido amplo.

Mayco revela que o Colégio atua em grandes eixos de pesquisa, que vão desde a cidade de Curitiba e o Paraná até a tecnologia, a técnica, a linguagem para expressão de si e do outro, os limites da ação humana no planeta. “Assim, nós propomos novas formas de lidar com os problemas da sociedade e do planeta, que é nossa casa comum”.

Esses grandes focos de trabalho são alterados anualmente, pois são exercícios dialogais com os estudantes. É a partir deles que os problemas de pesquisa são gestados, desenvolvidos e apresentados para a comunidade acadêmica.

“Quanto mais acesso à leitura, às diversas fontes, ao patrimônio histórico-científico da humanidade, mais profunda será a capacidade de compreensão desse mundo”, garante o supervisor.

Vantagens de projetos de pesquisa na educação

A primeiro vantagem da pesquisa na educação é a importância que projetos cuidadosamente planejados e organizados dão para o processo de aprendizagem. Além disso, podemos destacar que:

  • Crianças e adolescentes têm uma forte disposição para explorar e descobrir. Nesse contexto, um projeto de pesquisa é uma excelente ferramenta de interação, questionamento, conexão, resolução de problemas, comunicação e reflexão;
  • Torna o aprendizado mais natural e permite que os estudantes sejam protagonistas da própria construção do conhecimento;
  • Dá um sentido criativo à aprendizagem, por meio do despertar da curiosidade, evitando uma sequência de repetições de informação ou treino corriqueiro;
  • Pautando-se pelo alto envolvimento de estudantes e professores, o projeto de educação infantil é uma forma de estimular a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem;
  • Ao propor atividades que surpreendem constantemente os estudantes, o interesse aumentará e ele poderá criar um ambiente propício a novas oportunidades de aprendizagem.

Pesquisa durante a pandemia

Desde o ano passado, dentre os tantos impactos da Covid-19, a pesquisa no Medianeira também sofreu uma série de mudanças para adaptar o projeto aos novos cenários do ensino remoto, mas nunca parou de ser realizada.

“Se, por um lado, o distanciamento social nos trouxe inúmeras limitações nas relações de acesso ao conhecimento, à cidade, aos pesquisadores e pesquisadoras, por outro também encurtou as distâncias, nos proporcionando contato com autoras e autores de diversas partes do país e do mundo via lives, e-mails, redes sociais etc.”, esclarece Mayco.

Esperamos que vocês tenham gostado deste artigo e da maneira como trabalhamos com projetos de pesquisa. Se você quiser saber mais sobre o assunto, deixe seu comentário ou nos procure em nossas canais. Será um prazer!

Também sugerimos a leitura do texto MUSICALIZAÇÃO NA APRENDIZAGEM: ENTENDA OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE PARA CRIANÇAS. Você vai gostar!

Ícone - Agende uma Visita
Agende uma Visita
Ícone - Rematrícula 2022
Rematrícula 2022

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo