01.06.17

Oficina de Pintura em Cerâmica

A atividade celebrou o Dia das Mães e aconteceu nos dias 27 e 31 de maio.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] A iniciativa é um convite às mães para que participem do cotidiano escolar. Foto: Paulinha Kozlowski.

Por Jonatan Silva

O Colégio Medianeira ofereceu nos dias 27 e 31 de maio a Oficina de Pintura em Cerâmica, ministrada pelo educador Marcelo Weber, responsável pelo Laboratório do Livro. Durante a atividade, que celebrou o Dia das Mães, as participantes aprenderam passo a passo a técnica portuguesa para a confecção de pratos e azulejos.

Segundo Weber, a iniciativa é um convite às mães para que participem do cotidiano escolar de seus filhos e sintam-se acolhidas pelo Medianeira. “Essa participação que provocamos e criamos abre muitas possibilidades para que as famílias conheçam o Colégio e sua proposta. É um pressuposto da Aprendizagem Integral que os pais estejam inseridos no processo educativo”, explica Marcelo.

Na visão de Karine Rodrigues, mãe de um estudante do 3º ano do Ensino Fundamental, a Oficina de Pintura em Cerâmica deixa uma sensação de conquista e realização. “É uma atividade que eu nunca fiz e, quando eu recebi o convite, veio a vontade de experimentar, desenvolver novas habilidades. Achei uma ótima iniciativa”, disse.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] A oficina é uma oportunidade de descobrir novas habilidades. Foto: Paulinha Kozlowski,

A opinião é compartilhada por Kátia Nalivaiko, mãe de estudantes do 4º ano e do Infantil 5. A oficina é uma oportunidade de aflorar a criatividade e conseguir aprender sobre o manejo de tintas e pincéis. “É maravilhoso o Medianeira proporcionar essa atividade. É uma chance rara e isso aproxima muito o convívio do Colégio com as famílias. Eu estou encantada”, esclarece.

Resultado

O interesse de Marcelo pela cerâmica nasceu de seu amor por Portugal, em especial a azulejaria, despertando a vontade de produzir seus azulejos e murais. “A cerâmica é um representante único nas artes de um país que tem uma estética própria, que é o Manoelino. Se você precisar falar de Portugal por meio da Arte, você escolhe a azulejaria”, comentou o educador, realizador de obras como o Mural do Conhecimento, que faz parte do projeto Poética do Espaço do Medianeira, o painel da Catedral de São José dos Pinhais e também o mural da biblioteca de Pedrinhas Paulista.

Segundo o educador, o resultado prático da oficina é a descoberta dos potenciais artísticos. “Elas descobrem também que perderam muito tempo não fazendo uma atividade artística”, exemplifica Marcelo. Outra reação comum durante a oficina foi o desejo de aprimoramento das técnicas que a participante já possuía. “Eu já faço algumas coisas em casa e acho que a pintura em cerâmica vai me proporcionar aprendizagens diferentes”, disse Kátia.

A interação entre a instituição e as famílias é fundamental no processo de aprendizagem integral do sujeito, como ressaltado no número 99 do Projeto Educativo Comum (PEC). A criação de vínculos promove a justiça social e a fé, fortalecendo o compromisso do Medianeira e da Rede Jesuíta de Educação (RJE) de formar homens e mulheres competentes, conscientes, compassivos e comprometidos.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] “É maravilhoso o Medianeira proporcionar essa atividade”, afirma Kátia Nalivaiko. Foto: Paulinha Kozlowski.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]