03.08.17

P. Josafá: Ecologia Integral

O Reitor da PUC-Rio conversou com a comunidade a respeito da sustentabilidade como questão social.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][fusion_text]

P. Josafá conversou com os educadores e a comunidade a respeito da importância de uma mudança urgente de postura. Foto: Paulinha Kozlowski.

Por Jonatan Silva

A comunidade educativa do Colégio Medianeira recebeu nesta quarta-feira (2/8) o reitor da PUC-Rio, o jesuíta P. Josafá Carlos de Siqueira, para conversar a respeito de Ecologia Integral e suas implicações na Educação Básica. O encontro fez parte das celebrações de 60 anos da instituição e abriu as atividades escolares do 2º semestre de 2017 e teve como temática “Sustentabilidade: uma questão social”, colocando em pauta a cultura do consumismo e do descarte.

Durante a apresentação foram levantados pontos como as novas formas de energia, a necessidade de novas ideias em favor da natureza e o papel da Igreja frente às questões ambientais e de justiça intergeracional.

Na visão de P. Josafá, é fundamental que se estabeleça uma nova dinâmica de uso dos recursos naturais. Segundo o religioso, as escolas da Rede Jesuíta de Educação (RJE) precisam estar imbuídas em uma educação contra o desperdício. “Se continuarmos com o padrão [de consumo] que temos hoje, precisaremos de um novo planeta”, sentencia e completa: “o Medianeira tem se esforçado para seguir as orientações do Papa Francisco no que diz respeito às questões ambientais”.

Para Fernando Guidini, Diretor Acadêmico do Medianeira, a presença do P. Josafá representa uma união de mentes, corações e mãos para atender às demandas da sociedade em relação à justiça ambiental. “O encontro significa tematizar as questões de sustentabilidade, trazê-las para o currículo, discuti-las e problematizá-las, nos posicionando como comunidade educativa: que educação queremos, que abordagem e que projeto assumiremos na perspectiva da aprendizagem para a ecologia integral”, comenta.

“Se continuarmos com o padrão [de consumo] que temos hoje, precisaremos de um novo planeta”, afirmou. Foto: Paulinha Kozlowski.

Conversão ecológica

Por meio das ações do projeto Abra seus olhos e veja coisas novas, uma iniciativa da Rede Jesuíta de Educação (RJE), o Medianeira estabelece uma nova postura em relação ao cuidado com o ambiente e com os demais. Siqueira reflete sobre a importância de que as novas gerações sejam formadas em um comportamento de maior respeito à natureza. “Os estudantes têm que ser criativos para buscar soluções para impedir, para combater o descarte humano e ambiental”.

Segundo Guidini, a ecologia integral representa uma atitude de cuidado com a vida, “compreendida de maneira ampla e na sua diversidade de manifestações e expressões”. Para o educador, isso se traduz na corresponsabilidade, na inter-relação e na conversão ecológica. “São elementos fundantes e que temos que trazer para um currículo que se diz sustentável. Temos que articulá-lo com práticas e projetos que passem pelas pessoas e que trabalhem na transformação da vida”, resume o Diretor.

Esther Cristina Pereira, presidente do Sindicato das Escolas Particulares (SINEP-PR), observa na fala do P. Josafá uma oportunidade para que a educação extravase o conteúdo unicamente formal. “Precisa levar questões como a solidariedade, a empatia. E a sustentabilidade vem do posicionamento de se colocar no lugar do outro”, comenta.

P. Josafá: : “o Medianeira tem se esforçado para seguir as orientações do Papa Francisco no que diz respeito às questões ambientais”. Foto: Paulinha Kozlowski.

Educação básica e academia

Por meio da problematização proposta pelo P. Josafá Carlos de Siqueira, o Medianeira proporciona à comunidade uma articulação entre a Educação Básica e Academia, colocando em pauta os anseios e as sensibilizações das novas gerações de estudantes e dos professores alinhado àquilo que se discute no Ensino Superior.

“Muitas vezes essas são questões que aqui, na escola, parecem um tanto desconexas, mas é na universidade que muitas vezes ganham forma e se estruturam em níveis de conhecimento“, explica Guidini e completa relembrando que, ao se inserir no ambiente acadêmico, o Medianeira reforça seu compromisso na construção da Aprendizagem Integral e do diálogo em prol de uma formação plural.

O encontro com o P. Josafá é uma ação prática do Colégio Medianeira na busca pelo Magis e na educação de homens e mulheres competentes, conscientes, compassivos e comprometidos, capazes de, com um olhar fraterno, fazer a diferença na sociedade em que estão inseridos.[/fusion_text][/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][fusion_images picture_size=”fixed” hover_type=”none” autoplay=”no” columns=”5″ column_spacing=”13″ scroll_items=”” show_nav=”yes” mouse_scroll=”no” border=”yes” lightbox=”yes” class=”” id=””][fusion_image link=”” linktarget=”_self” image=”http://www.colegiomedianeira.g12.br/wp-content/uploads/2017/08/IMG_9653.jpg” alt=””/][fusion_image link=”” linktarget=”_self” image=”” alt=””/][fusion_image link=”” linktarget=”_self” image=”http://www.colegiomedianeira.g12.br/wp-content/uploads/2017/08/IMG_9656.jpg” alt=””/][fusion_image link=”” linktarget=”_self” image=”http://www.colegiomedianeira.g12.br/wp-content/uploads/2017/08/IMG_9654.jpg” alt=””/][fusion_image link=”” linktarget=”_self” image=”http://www.colegiomedianeira.g12.br/wp-content/uploads/2017/08/IMG_9701.jpg” alt=””/][fusion_image link=”” linktarget=”_self” image=”http://www.colegiomedianeira.g12.br/wp-content/uploads/2017/08/IMG_9658.jpg” alt=””/][fusion_image link=”” linktarget=”_self” image=”http://www.colegiomedianeira.g12.br/wp-content/uploads/2017/08/IMG_9661.jpg” alt=””/][/fusion_images][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Ícone - Agende uma Visita
Agende uma Visita
Ícone - Matrículas
Matrículas

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo