Plano de melhoria
Movimento é o resultado das reflexões promovidas pelo Sistema de Qualidade em Gestão Escolar.
[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Claudia Furtado Mirando durante fala no Salão Nobre. Foto: Paulinha Kozlowski.
Texto por Jonatan Silva
Como resposta às reflexões e encaminhamentos propostos pelo Sistema de Qualidade em Gestão Escolar (SQGE), da Federação Latino-americana de Colégios da Companhia de Jesus (FLACSI), o Colégio Medianeira apresentou aos educadores na última quarta-feira (24/08) o Plano de Melhoria. Dois grupos formados por educadores têm trabalhado para formular o documento que norteará os passos em busca da excelência. Uma das equipes ficou responsável pelo acompanhamento de aprendizagem aos dos estudantes, enquanto a gestão de pessoas ficou a cargo da segunda.
Para Carlos Alberto Jahn, Diretor Geral do Medianeira, o encontro simbolizou, antes de tudo, a possibilidade de percepção do atual estágio do Colégio no SQGE e quais as ações desenvolvidas nesta e nas próximas etapas. “Foram apresentados os dois projetos de melhoria, currículo e gestão de pessoas, e os coordenadores relataram os caminhos pelos quais os projetos devem seguir”, explicou.
O Plano de Melhoria é uma maneira de qualificar a Aprendizagem Integral, refletindo o diagnóstico observado na comunidade educativa como um todo. “Isso significa aprimorar o Projeto Político-Pedagógico (PPP) e suas intervenções com as aprendizagens”, esclarece Claudia Furtado Miranda, do Serviço de Orientação Pedagógica (SOP) do Ensino Médio e coordenadora do grupo responsável pelo acompanhamento dos alunos.
Gestão de pessoas
No alicerce da gestão de pessoas está a formação interna dos educadores e o Saber pensar, Saber ser e Saber agir. Nesse sentido, Adalberto Fávero, coordenador do Ensino Médio, entende que o objetivo da implantação do Plano de Melhoria, em todas as suas áreas, é a excelência acadêmica e humana. “O grupo de trabalho usou o Plano de Carreira como uma ferramenta de formação e qualificação dos educadores”, disse.
Na visão de Jahn, o Plano de Carreira oferece transparência e critérios que vão nortear as políticas de progressão horizontal (salário) e vertical (cargos e funções). “É um sonho, um desejo antigo completar o plano de cargos e salário”, avaliou.
[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Para Carlos Alberto Jahn, Diretor Geral do Medianeira, o Plano de Carreira vai nortear as progressões de educadores. Foto: Paulinha Kozlowski.
Papel central
O educador do Medianeira possui papel de protagonismo no Plano de Melhoria. Segundo Claudia Furtado Miranda, os educadores são os sujeitos de todo o processo de ensino, aliando as estratégias metodológicas ao conhecimento e a aprendizagem integral dos alunos.
“A função do ensino é a boa aprendizagem por parte dos alunos. Quando falamos em Aprendizagem Integral estamos falando em todas as dimensões do conhecimento. Quem avalia se o aluno realmente está aprendendo é o educador, por isso, ele precisa estar comprometido com o Plano de Melhoria”, afirmou.
O Plano de Melhoria desenvolvido pelo Colégio Medianeira é uma ação em prol da Aprendizagem Integral e da formação de sujeitos competentes e comprometidos com a educação Jesuítica e com a proposta de uma sociedade mais justa por meio dos variados conhecimentos.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]