20.03.17

Projeto Semana Santa 2017

Estudantes do Ensino Médio vivenciam experiência de partilha e trabalho social.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Estudantes durante o Projeto Semana Santa. Foto: Arquivo.

Por Jonatan Silva

A partir do dia 12 de abril até o Domingo de Páscoa (16), um grupo de estudantes do Ensino Médio do Colégio Medianeira participará do Projeto Semana Santa, um importante momento de imersão na fé e na justiça social, além de partilha. Durante cinco dias, os jovens experimentam a troca de vivências com os moradores das comunidades de Areia Branca, Campestre e Quatro Pinheiros, todas em Mandirituba, na região metropolitana de Curitiba.

Para Isabel Cristina Piccinelli Dissenha, responsável pelo Serviço de Orientação Religiosa e de Pastoral (SOREP), o Projeto Semana Santa é uma oportunidade de releitura de mundo e de realidade. Segundo a educadora, a transformação no modo dos estudantes verem e interpretarem a sociedade faz parte de um projeto de vida.

Na visão de Carlos Torra, responsável pelo SOREP do Ensino Médio e organizador da missão, o envolvimento dos estudantes com o voluntariado e as causas sociais tem um objetivo humano e humanizador. “É por meio das práticas e experiências individuais de cuidado, respeito, alteridade e espiritualidade que enfatizamos a necessidade da transformação socioambiental no serviço ao outro em vista de relações mais éticas e justas”, comentou.

O Projeto Educativo Comum (PEC), documento basilar da Rede Jesuíta de Educação (RJE), reafirma o compromisso dos colégios com a promoção de um diálogo na “criação de vínculos que promovam e construam a justiça social na sociedade e reverberem na inserção e no reconhecimento dos colégios como parte constitutiva do contexto social no qual se localizam” (PEC, n. 99).

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Alunos do Ensino Médio durante saída para o projeto em 2016. Foto: Paulinha Kozlowski.

Currículo

O Projeto Semana Santa é articulado via currículo no Ensino Médio, trabalhando as dimensões cognitiva, social e espiritual e fortalecendo a proposta de aprendizagem integral da Rede Jesuíta de Educação (RJE). Segundo Carlos Torra, ao permitir a imersão dos alunos e alunas em novas realidades e contextos, a atividade proporciona e provoca novas aprendizagens.

“O Projeto de Semana Santa está atrelada, mas não limitada, à formação para o Sacramento da Crisma, pois, desenvolve aspectos da formação pessoal e coletiva dos estudantes que são centrais para a integralidade do aprendizado”, completa.

Prática e transformação

A aluna do Terceirão, Ana Beatriz Nerone, que participou no ano passado do 1º Encontro de Formação Integral, em Belo Horizonte (MG), enxerga no Projeto Semana Santa a chance de vivenciar uma experiência de renovação e transformação. “Dentro das comunidades conseguimos ter um contato intenso com as famílias e de viver a realidade delas. É muito gratificante”, explica.

Ana Beatriz, que esteve em 2016 em Areia Branca, relembra com carinho sua primeira participação na missão de voluntariado. De acordo com a estudante, dentre tantas as aprendizagens, a mais significativa foi o senso de coletividade e a sensibilidade para com o outro. “Lá todo mundo trabalha sem em grupo, ninguém fica sozinha. Os moradores dividem a casa com alguém que não conhecem e, ainda assim, dão carinho e amor”, comenta.

Torra salienta que as experiências são únicas, individuais. O educador, no entanto, visualiza duas mudanças principais após a vivência do projeto: uma nova maneira de ver o mundo e a vontade de ser líder. “Como a experiência de Missão destaca a possiblidade de transformação social por meio de uma ação pessoal e coletiva, cada estudante, ao seu modo, percebe a possibilidade de fazer mais por si e pelos outros. Tais aprendizagens são significativas em todas as decisões da vida de cada um, seja ela profissional, valorativa ou pessoal”, afirma.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Isabel e outros educadores brasileiros durante o encontro no Panamá. Foto: FLACSI/Divulgação.

Panamá

O Projeto Semana Santa é referência em trabalho social e de voluntariado. Em 2016, Isabel apresentou no III Encontro de Homólogos de Pastoral, sediado no Colégio Javier, no Panamá, as experiências e o resultados da missão. O encontro  foi organizado pela Federação Latino-americana de Colégios da Companhia de Jesus (FLACSI) entre os dias 5 e 9 de setembro.

Para a educadora, compartilhar experiências vivenciadas em contextos distintos permitiu que seja descoberto um denominador comum entre as instituições que formam a FLACSI. “Este Encontro foi muito significativo, pois nos oportunizou pensar a Pastoral em rede local, regional e global, bem como, construir pontes a partir do Projeto Educativo Comum (PEC) e do Sistema de Qualidade em Gestão Escolar (SQGE) para desenhar estratégias de trabalho conjunto”, completou.

Campanha

Como parte das práticas de serviço social e voluntariado, o Colégio Medianeira, por meio de sua Pastoral, realiza até o dia 10 de abril, a Campanha de Alimentos, para a arrecadação de alimentos não perecíveis, roupas e calçados. As doações serão levadas às comunidades participantes do Projeto Semana Santa e encaminhadas para instituições de caridade.

O Projeto Semana Santa chega a sua 18ª edição, privilegiando a integralidade da formação dos sujeitos competentes, conscientes, compassivos e comprometidos, colocando em evidência a educação em prol de fazer uma sociedade mais justa e igualitária, além de permitir uma nova leitura de mundo e de contexto.

A Semana Santa é um instante de ser para e com os demais, praticando o ensinamento deixado por P. Pedro Arrupe: “somos mais quando nos abrimos aos demais”.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

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