02.08.21

Qual o papel dos educadores e dos pais na formação integral do estudante?

A parceria entre os educadores e as famílias é essencial para a formação de cidadãos conscientes, competentes, compassivos, criativos e comprometidos

Qual o papel dos educadores e dos pais na formação integral do estudante?

Criar um filho e prepará-lo para se adaptar ao convívio social não é tarefa fácil. Educar e acompanhar o desenvolvimento dos estudantes é fundamental para que eles se transformem em cidadãos preparados para cuidar de si e dos outros. Pensando nisso, o Colégio Medianeira dá grande importância à educação integral e busca a parceria com as famílias para cultivar valores importantes nas crianças e nos jovens.

De acordo com Karolina Marianni Vargas, psicóloga do Centro de Inclusão do Medianeira, os educadores têm um papel essencial nesse processo, pois eles dão a direção para que o conhecimento aconteça e seja feito de maneira significativa e com valor.

Por outro lado, a família também é um elemento fundamental nesse processo, pois ela é o elo principal da escola com a sociedade, permitindo assim a formação mútua. “Desse modo, todos são protagonistas do processo educativo, educadores, estudantes e família participam de diferentes formas e lugares da vida escolar dos filhos”, explica Karolina.

Proposta pedagógica jesuíta

A tradição educativa da Companhia de Jesus visa à transformação das pessoas e das realidades, na esperança de construirmos uma sociedade sustentável, mais justa e fraterna.

Ou seja, a proposta pedagógica das escolas jesuítas está centrada na formação da pessoa toda e para toda a vida por uma aprendizagem integral que leva o estudante a participar e intervir autonomamente na sociedade.

“Desse modo, para que a formação integral aconteça é necessário considerar os diferentes tempos e espaços que as aprendizagens acontecem e os diversos atores envolvidos nesse processo, ou seja, educadores, estudantes e famílias”, esclarece a psicóloga.

Segundo Marcelo Pastre, coordenador de Educação Infantil e Ensino Fundamental do Medianeira, o contexto atual impõe a necessidade de uma família muito presente para estabelecer um acompanhamento constante e uma parceria incisiva na escola.

“Como uma instituição de ensino da Companhia de Jesus, a atuação da família é indispensável para que, gradativamente, os estudantes adquiram habilidades para desenvolver a autonomia”, acrescenta Marcelo.

Vantagens da educação integral

A expressão da educação integral geralmente leva à ideia de que o estudante passa o dia inteiro no colégio, mas não é necessariamente isso. O termo “integral” aqui se refere ao desenvolvimento completo dos educandos.

Isso não está apenas atrelado ao tempo escolar, mas também à reorganização do espaço e do conteúdo de aprendizagem, incluindo atividades que auxiliam no desenvolvimento intelectual, físico, cultural e social dos estudantes.

Confira alguns dos benefícios da parceria entre as famílias e o Colégio na formação integral dos estudantes:

1 – Melhora do aprendizado

Quando há a parceria da família com o Colégio, os estudantes têm mais oportunidade de compartilhar e discutir o aprendizado com os pais, auxiliando no seu entendimento e na aplicação no cotidiano.

2 – Motivação para o dever de casa

Assumir a responsabilidade pelo dever de casa é necessário para promover o desenvolvimento estudantil. Se os pais apoiarem e acompanharem seus filhos, esse processo se tornará mais fácil.

3 – Solidariedade

A participação da família contribui para o processo interativo no Colégio. Se os pais são próximos, é mais fácil perceber se há conflitos ou dificuldades de relacionamento.

4 – Acompanhamento mais eficiente

Para conseguir ter um aprendizado efetivo em sala de aula, é preciso que haja um esforço conjunto, tanto da família quanto dos professores e dos educadores. A partir dessa relação mais próxima, do diálogo e do trabalho conjunto, será mais fácil estimular o desenvolvimento de habilidades e auxiliar a superar eventuais desafios.

A união entre pais e Colégio é, portanto, fundamental para o desenvolvimento integral dos estudantes. E você, concorda com as ideias levantadas neste post? Considera importante o envolvimento dos pais? Participe da discussão deixando sua opinião nos comentários!

Se você quer ter acesso a mais dicas e novidades sobre educação, continue acessando nossos conteúdos! Aqui no site do Colégio Medianeira você pode ler também sobre como a pedagogia inaciana desenvolve as potencialidades e as dimensões de jovens e crianças.