26.09.17

Sarau Cultural dos 6º anos

As turmas se apresentaram no Salão Nobre e puderam partilhar um pouco de suas experiências artísticas.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] A atividade envolveu todas as turmas o 6º ano. Foto: Paulinha Kozlowski.

As turmas do 6º ano participaram na última semana do Sarau Cultural, momento de troca de experiências em que os estudantes puderam partilhar suas habilidades em diversas linguagens artísticas como a música, a dança e a literatura. A atividade foi idealizada pela professora Géssica Peniche, de Língua Portuguesa, mas foi articulada com educadores de outras disciplinas.

De acordo com Peniche, o Sarau Cultural dialoga com o currículo do 2º semestre da série, que trata, dentre outros conteúdos, figuras de linguagem, leitura de poemas em sala e interpretação de texto. “Trabalhamos técnicas de expressão corporal e vocal. Depois dessa apresentação convidei os alunos a participarem do Sarau não só com declamação, mas com outras formas de expressão artística: música e dança; e em Língua Estrangeira, com declamação de poemas ou músicas em inglês e espanhol”, comenta.

Para Mayco Delavy, responsável pelo Serviço de Orientação Pedagógica dos 6º e 7º anos, o Saura Cultural é um importante investimento em termos de formação integral do estudante por articular importantes dimensões do ser humano. Segundo o educador, a formação integral passa pelas múltiplas sensibilidades e inteligências por meio das dimensões ética e estética. “Quando nos percebemos sujeitos do processo, aprendemos mais e melhor. Daí a importância do “protagonismo” dos nossos estudantes: eles abandonam a postura de ‘escuta’ simples e passiva e assumem o papel de atores de todo aprender integral”, explica.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] O trabalho de preparação dos estudantes foi realizado em sala de aula pela professora Géssica Perusso. Foto: Paulinha Kozlowski.

Empatia

O Sarau Cultural é uma oportunidade para que as crianças percebam que podem se expressar de diversas maneiras e em variadas linguagens. Outro ponto importante da atividade é questão da formação de plateia e do respeito a quem está apresentando. “Sempre brinco que temos dois ouvidos, dois olhos e apenas uma boca, sinal da sabedoria divina para ouvirmos e observamos mais e sabermos a hora de falar. Esse preparo não pode ser somente pensando no evento, mas é algo que julgo importante para a nossa vida”, afirma a professora.

Durante todas as apresentações as turmas estavam empolgadas e vibrantes, entretanto, era visível o respeito a quem estava no palco. Esse diálogo sadio entre o público e o “artista” é um dos desafios da atividade que, para Delavy, foi “superado com louvor” e reitera o trabalho dos professores em criar o sentimento de adesão e de pertença nos pequenos.

Na visão de Géssica, a chave para o sucesso da empreitada está na empatia e na necessidade de “nos colocarmos no lugar do outro”. “Penso que o resultado alcançado por uma atividade desse tipo, pensando nos alunos, é algo muito subjetivo, mas refletirá no futuro”, esclarece a educadora.

Por isso, foi fundamental que o Sarau estivesse alicerçado em um planejamento prévio concebido para possibilitar a formação de sujeitos competentes, conscientes, compassivos e comprometidos.

Clique aqui para ver mais fotos.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] O sarau envolveu diversas linguagens artísticas como a literatura, o teatro, a música. Foto: Paulinha Kozlowski.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]