06.04.17

Uma história em troféus

O Colégio Medianeira é referência na prática de esportes, colocando em evidência o trabalho em equipe.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Estante de troféus na sala de Educação Física. Foto: Paulinha Kozlowski.

Por Jonatan Silva

O ano de 2017 marca duas importantes datas para o Colégio Medianeira: os 60 anos de sua fundação e a 45ª edição das Olimpíadas. As atividades esportivas fazem parte do cotidiano escolar de alunos e alunas que escolheram os treinamentos ofertados pelo Centro de Esporte e o resultado dessa relação de dedicação e empenho são os diversos títulos conquistados pelas equipes do Medianeiras em diferentes modalidades. Os troféus, que enfeitam o hall de entrada das salas da Direção e a sala de Educação Física, materializam as glórias alcançadas.

O coordenador do Centro de Esportes, Francisco Faigle, o Chicão, afirma que o comprometimento do Medianeira com a atividade esportiva reforça a proposta de aprendizagem e formação integral, privilegiando o desenvolvimento físico, motor e cognitivo.

Segundo o educador, o esporte é uma ferramenta que possibilita ao estudante lidar com as limitações, as diferenças e as dificuldades, focando no trabalho em equipe e no respeito aos demais. “As conquistas são sempre muito expressivas, assim como as derrotas. Saber entendê-las e respeitá-las é a busca mais importante”, comenta Chicão.

Para Zizi Cassou, responsável pelos treinos de Handebol, o desempenho nos campeonatos e torneios demonstra a dedicação dos estudantes ao entrarem nas quadras e nos campos. “Acho que onde a gente chega é superação dessa criançada. Eu pilho muito eles, eu me entrego muito também. Isso faz com que eles também tenham vontade”, comenta a educadora, que chegou ao Colégio em 1977.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Medianeira era referência no ciclismo em Curitiba. Foto: Paulinha Kozlowski.

Compromisso

Até 1971, as equipes não ficavam com os troféus das competições que conquistavam: a taça passava para o vencedor do ano seguinte. Além das competições de handebol, vôlei, futebol, futsal, e judô, o Medianeira foi destaque em provas como ciclismo e natação. Chicão relembra que, apesar de não ter treinamentos específicos das duas atividades, o Colégio contava com estudantes que as praticavam em clubes e representavam a instituição nas provas intercolegiais.

No caso do ciclismo, a modalidade era disputada também nas Olimpíadas do Medianeira, que serviam ainda como triagem de atletas para outras competições. “Os professores de Educação Física selecionavam e treinavam os estudantes que se destacavam”, explica Chicão.

De acordo com ele, as vitórias ao longo da trajetória do Medianeira foram tantas e tamanhas que é quase impossível destacar apenas uma. “Selecionar uma é muito difícil, então como ‘especial’, temos a nossa próxima conquista. O importante é saber que nossas participações esportivas [/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][em competições] e o nosso trabalho são realizados com muita seriedade e responsabilidade”, completa o educador.

Os troféus e as medalhas simbolizam o compromisso do Colégio Medianeira com a educação de sujeitos excelentes, humana e academicamente, capazes de ler o mundo e interpretá-lo nas suas mais diversas realidades. Nesse sentido, o Centro de Esportes é um importante elemento na formação por estudantes competentes, conscientes, compassivos e comprometidos e que, como afirma o Projeto Educativo Comum (PEC), número 40, se desenvolvem nas dimensões afetiva, espiritual, ética, estética, cognitiva, comunicativa, corporal e sociopolítica.

Troféus e medalhas materializam o compromisso do Medianeira com o esporte. Foto: Paulinha Kozlowski.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]