17.10.16

Votação: Concurso de Redação e Arte

Os textos escolhidos farão parte de um livro organizado pela RJE.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Votação acontece via Moodle. Foto: Divulgação.

Por Jonatan Silva

A votação dos trabalhos que concorrem no 1º Concurso de Redação e Arte dos 7º anos e 8º anos encerra no dia 31 de outubro. A escolha acontece via Moodle e está disponível para todos os alunos, famílias e educadores. As obras literárias (8º anos) e artísticas (7º anos) selecionadas serão publicadas em livro pela Rede Jesuíta de Educação (RJE) em 2017.

Tematizando “O futuro é seu: que tipo de mundo queremos deixar para as crianças que estão a crescer?” e inspirada no projeto Abra seus olhos e veja coisas novas, a iniciativa envolve os 17 colégios da Rede e é um importante movimento de integração e integração intercolegial. Para o secretário executivo da RJE e coordenador do Concurso, Pedro Risaffi, “a consciência ambiental não pode ser vista como um modismo passageiro, mas uma preocupação central que oriente as ações de cada indivíduo”.

Currículo

O Concurso está inserido no currículo das Unidades de Ensino e fortalece o projeto de Aprendizagem Integral dos colégios da RJE. Segundo Eliane Zaionc, coordenadora dos 6º anos e 7º anos do Medianeira, a iniciativa trabalha a arte como diálogo, colocando em destaque a sustentabilidade e a conscientização.

O Projeto Educativo Comum, no número 40, comenta sobre a importância da formação do sujeito em sua totalidade, de acordo com as suas potencialidades e “garantindo o desenvolvimento das dimensões afetiva, espiritual, ética, estética, cognitiva, comunicativa, corporal e sociopolítica”.

Marcelo Pastre, coordenador dos 8º anos e 9º anos, observa no 1º Concurso de Redação e Arte, uma oportunidade de os alunos abordarem temas fundamentais para seu amadurecimento acadêmico e humano, como as questões de identidade e sentido da vida.  “O viés formativo do projeto contempla diversas demandas de aprendizagem e permite que o aluno tenha um olhar crítico sobre o mundo”, explica o educador.

O Concurso é um estímulo à produção autoral de alunos e alunas que, por meio do projeto, podem colocar em prática, desenvolver e protagonizar os diferentes conteúdos aprendidos em sala de aula.

Assista ao depoimento dos alunos que participam do Concurso