(Atualização – 03/04/2020 – 18h)

Prezados pais/responsáveis,

Concluindo a segunda semana de suspensão do Calendário Acadêmico 2020, devido ao COVID-19, e atentos às Normativas Estaduais e Municipais referentes ao Estado de Emergência ocasionado pela pandemia, o Colégio Medianeira mais uma vez entra em contato com a comunidade de pais para fins de comunicação e organização coletiva.

Conscientes do que a comunidade humana vive nos últimos três meses devido ao novo Coronavírus, reforçamos a necessária atenção aos posicionamentos dos órgãos competentes, atendendo às recomendações do Ministério da Saúde e das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde. O momento é delicado, e o Colégio Medianeira se solidariza com todas as vidas que fazem parte da nossa comunidade, cuidando-nos mutuamente. Ao mesmo tempo, confiamos que em breve tudo isso passará, e poderemos voltar a conviver em nosso meio. É certo que a experiência desses dias de isolamento voluntário tem sido de muito aprendizado para todos. Da economia à religião, perpassando pela educação à interação social, todos fomos e somos impactados. Qual o significado disso tudo? Como nos reorganizaremos como humanos? O que aprenderemos por meio dessa experiência histórica? Quais serão nossos fundamentos futuros? E quanto à educação, o que devemos esperar?

Os questionamentos são muitos, e poucas são as respostas. Como Colégio Católico e Jesuíta, reforçamos nosso compromisso para com a constituição coletiva dessa história, preservando vidas. Mediados pelo conhecimento, bem como pela diversidade de aprendizagens tecidas em nosso cotidiano, sejam elas presenciais ou virtuais, comprometemo-nos com a excelência, formando vidas conscientes, competentes, compassivas e comprometidas. Queremos fazer isso juntos, pois o momento não é de dividir, mas sim de unir. A Páscoa que se aproxima nos convoca ao desinstalar coletivo, atentos à vida solidária que brota da cruz. Eis o nosso horizonte.

Suspensão do Calendário Acadêmico 2020 e validação das atividades não presenciais

Assim sendo, e à luz destes ordenadores, comunicamos:
1 – Período de suspensão das aulas (20 de março a 08 de abril): os 14 dias letivos desse período serão repostos no recesso de julho. A reposição dessas aulas acontecerá em sua integralidade entre os dias 06 a 24 de julho, sem prejuízo algum a todos os nossos estudantes e famílias. As diferentes formas de interação propostas em nossa Plataforma Moodle neste período de recesso serão retomadas pelos professores, a fim de que a aprendizagem aconteça de forma serena e satisfatória.
2 – Período de 13 a 30 de abril: regime especial, com validação das atividades não presenciais. De acordo com a Deliberação n.º 01/2020 do Conselho Estadual de Educação, datada do último dia 31 de março de 2020, fica autorizada às instituições de ensino credenciadas e com cursos e modalidades já autorizados e/ou reconhecidos de Educação Básica e Educação Superior, com exceção para a Educação Infantil, a oferta de atividades não presenciais. Assim sendo, o Colégio Medianeira adotará essa modalidade de ensino, validando esse conjunto de dias letivos. Para que isso aconteça com a devida excelência tão própria da nossa instituição de ensino, durante as duas últimas semanas fizemos readequações da nossa estrutura organizacional: qualificação da Plataforma Moodle (com suporte da ferramenta Microsoft TEAMS, possibilitando interações síncronas e assíncronas), estruturação da proposta pedagógica para validação das atividades não presenciais e formação do grupo de professores.
Durante este período, trabalharemos com três composições de propostas curriculares, atendendo à especificação das faixas etárias com as quais atuamos: Educação Infantil (sem validação das atividades não presenciais); Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. A partir do dia 13/4, as referidas propostas estarão disponíveis nos cursos das séries no Moodle, inclusive com as especificações para a Educação Infantil. Orientadores de Aprendizagem farão a mediação junto às famílias e estudantes, especificando detalhes próprios do dia a dia escolar agora mediado pela plataforma a distância. Somos conscientes sobre o significado desse passo, bem como sobre o seu impacto frente à aprendizagem das nossas crianças, adolescentes e jovens. Queremos caminhar da forma mais segura possível e em parceria com todos vocês, aprendendo com as novas formas de interação e protagonismo nas aprendizagens. Igualmente, somos conscientes quanto às dificuldades de acesso à internet e computadores por parte da nossa comunidade.
Assim sendo, pedimos que, ao longo da próxima semana, todos se organizem, provendo estruturas mediadoras para que o aprender aconteça. Importante organizar e mediar os horários de estudo em casa. Caso alguma família não tenha condições estruturais de acesso ao Moodle, favor entrar em contato com o Orientador de Aprendizagem da série, via e-mail institucional (comunicacao@colegiomedianeira.g12.br), ou pela ferramenta disponível no ClipEscola (agenda de recados), a fim de que possibilitemos materiais impressos. Pedimos que todos os estudantes e famílias façam o download do aplicativo CLipEscola para o celular. O processo é simples: acesse a loja de aplicativos no seu telefone e procure por “Colégio Medianeira – RJE”. Em caso de dificuldades técnicas, basta encaminhar um e-mail para o endereço acima indicado, que nossa equipe técnica entrará em contato para auxiliar.
3 – 04 de maio: previsão de retorno às atividades presenciais. Caso perdure o Decreto de suspensão das aulas, o mês de maio terá novo planejamento. Queremos dar passos sólidos, avaliando com vocês a proposta em curso, a fim de que a aprendizagem aconteça da melhor forma possível. Escutaremos também nossos professores e estudantes.
4 – Calendário Acadêmico: projetamos o término do primeiro trimestre para o dia 19 de junho. Cancelamos a nossa tradicional Festa Julina. A 48ª Olimpíada Medianeira acontecerá entre os dias 09 e 11 de setembro (se mantido este novo calendário) garantindo o desfile de abertura, em data a comunicar. Por ora, a finalização do ano acadêmico permanece em 18 de dezembro. Pedimos que acompanhem pelo Moodle e pelo ClipEscola a agenda da série, datas de atividades diversas, simulados do Ensino Médio, organizações de ENEM ou Vestibulares. Este será um ano atípico para todos.
5 – Atendimento especial à comunidade: enquanto perdurar o Decreto Governamental, o Colégio Medianeira mantém suspenso o atendimento presencial à comunidade pelos setores administrativos.

Mensalidades

Todas as famílias são parte integrante de nossas constantes preocupações e nos sensibilizamos ainda mais com o momento econômico atípico pelo qual estamos passando. No item mensalidades e prestação de serviços, seguimos atentamente às orientações dos PROCONS e dos demais órgãos reguladores, buscando alternativas de ajustes financeiros quanto à entrega educacional. Vimos também lembrar que o Colégio Medianeira é uma entidade sem fins lucrativos, cujo resultado reverte exclusivamente para a manutenção das atividades de ensino e atualização contínua, da capacitação profissional de seus colaboradores (mais de 350), das instalações e do ferramental pedagógico. Neste contexto informamos que:
– As mensalidades com vencimento em 10 de abril não sofrerão alteração, pois, como fica claro no item 1, temos o firme compromisso de repor todas as atividades (curriculares, artísticas, esportivas, lúdicas etc) durante o mês de julho.
– Nas mensalidades com vencimento em 10 de maio haverá a suspensão de cobrança das atividades extracurriculares (Arte e Esporte), não sendo necessário cancelamento dessas atividades por parte dos pais. Manteremos os estudantes matriculados, mas sem cobrança alguma.
– Adicionalmente, reduziremos as despesas referentes à alimentação e oficinas para as turmas do Integral.
– Caso o tempo de suspensão das aulas entre no mês de maio, faremos novos ajustes.

Como sempre, contamos com a compreensão e serenidade de todos, em especial em momento tão crítico em que a vida humana está sendo perdida, revelando-se ainda mais fragilizada e insegura mundial e localmente. Conforme mencionamos no comunicado de 30 de março, continuaremos atentos e atuantes nesse cenário que nos exige discernimento, criatividade e muita responsabilidade. Conscientes de que aprendemos em situações adversas, agradecemos pela parceria de sempre, e nos comprometemos a continuar entregando à comunidade a mesma educação de excelência proposta pela Companhia de Jesus, mediada pelo nosso excepcional grupo de profissionais educadores.

A Direção e Educadores do Colégio Medianeira deseja a todas as famílias uma abençoada Páscoa da ressurreição de Jesus Cristo.

Novas informações serão comunicadas no ClipEscola e por e-mail.

Atenciosamente,
Direção do Colégio Medianeira


Comunicados anteriores sobre o Coronavírus.

30/03/2020 – Coronavírus
23/03/2020 – Coronavírus
18/03/2020 – Coronavírus
17/03/2020 – Coronavírus
16/03/2020 – Coronavírus
13/06/2020 – Coronavírus
03 /03/2020 – Cuidados com a saúde