09.05.16

Visita anual do Delegado de Educação

Pe. Mário Sündermann veio ao Medianeira conversar com os educadores sobre o PEC.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] “O documento diz que o aluno não aprende somente com aquilo que o professor traz como diretrizes”, disse. Foto: Paulinha Kozlowski.

Texto por Jonatan Silva

O Colégio Medianeira recebeu na última semana a visita do Delegado para a Educação Básica da Companhia de Jesus no Brasil, Pe. Mário Sündermann. A passagem teve dois importantes pontos. O primeiro diz respeito à implantação do Projeto Educativo Comum (PEC), um documento da Rede Jesuíta de Educação (RJE) que normatiza as ações dos colégios jesuítas em todo Brasil, e depois conversar com os educadores a respeito de demandas e anseios.

“A vinda do Pe. Mário ao Medianeira nos sintoniza com os projetos comuns da RJE e também nos coloca novos desafios para os próximos anos”, explicou Pe. Carlos Alberto Jahn, diretor geral do Colégio Medianeira. Outro aspecto importante da visita do Delegado de Educação Básica é permitir que o Colégio apresente e compartilhe as suas próprias estratégias, fortalecendo a RJE como um todo.

Nas palavras de Pe. Mário Sündermann, em conversa com os educadores do Medianeira, ao partilhar suas experiências, as instituições de ensino jesuíta se consolidam enquanto rede. “Os colégios não fazem parte da Rede, eles são a Rede”, declarou.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Pe. Mário Falou aos educadores do Colégio Medianeira. Foto: Paulinha Kozlowski.

Lugar sagrado

A implantação do PEC reafirma o compromisso do Medianeira com a Aprendizagem Integral e com o Sistema de Qualidade em Gestão Escolar (SQGE), da Federação Latino-americana de Colégios da Companhia de Jesus (FLACSI). “O PEC é um desafio a mudar justo a relação professor-aluno, sabendo que a sala de aula é um lugar sagrado de aprendizagem. O documento diz que o aluno não aprende somente com aquilo que o professor traz como diretrizes, mas ele próprio já possui um conjunto de ações e experiências que devem se transformar em conhecimento”, esclarece.

De acordo com o PEC, o conhecimento é o resultado da interação não somente de aluno e professor, mas também da relação dos educandos entre si. Na visão do Delegado de Educação, a sociedade é transformada a partir do relacionamento entre os estudantes e seus pares. “Nesse sentido, aluno e professor sairiam mais ricos de cada aula”, disse Pe. Mário Sündermann e completa: “atualmente, o processo de aprendizagem ainda é pautado na escuta.”

Rede Jesuíta de Educação

Somente no Brasil a RJE é formada por 17 instituições de educação básica, que somam mais de 30 mil alunos e 2 mil educadores. A Rede possui também 6 instituições de ensino superior e diversas escolas de educação popular espalhadas em 14 estados.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]