Simpósio de Práticas Inovadoras do Colégio Medianeira: 2ª edição será em outubro
Evento terá como tema principal os caminhos para uma aprendizagem integral e contará com palestra do Prof. Miguel Arroyo
O 2º Simpósio de Práticas Inovadoras do Colégio Medianeira acontecerá nos dias 16 e 19 de outubro. As educadoras e os educadores podem inscrever seus trabalhos de pesquisa três modalidades: mesas temáticas, oficinas ou pôsteres. O evento é uma oportunidade para troca de ideias entre os educadores, que podem gerar inspirações mútuas com foco nas últimas tendências e abordagens educacionais dentro da proposta formativa inaciana.
Com o tema “Metodologias transformadoras, afetos e tecnologias: caminhos para a aprendizagem integral”, o Colégio convida os educadores a pensarem em estratégias metodológicas e avaliativas a partir de uma tradição viva que situa o campo educacional no contexto dos desafios do presente.
A conferência de abertura será no dia 16 de outubro (quarta-feira), às 18h30, com uma palestra do Prof. Miguel Arroyo, problematizando o tema: “A Educação Integral como território em disputa: caminhos para uma formação humana de excelência”. O evento também poderá ser acompanhado ao vivo por toda a comunidade educativa pelo canal do Youtube.
Já as Comunicações, Oficinas e Pôsteres acontecerão no dia 19 de outubro (sábado), das 08h às 13h, nas instalações do Colégio Medianeira. O Simpósio conta com a parceria das universidades: Unisinos, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Por isso, assim como na primeira edição, os participantes receberão certificação da Unisinos.
O coordenador do projeto, Mayco Delavy, comenta que o Colégio experienciou a riqueza do pensar coletivo. “A partir da primeira edição, percebemos a relevância de partilhar as produções com a comunidade externa. Neste ano, além de consolidarmos a parceria acadêmica e formativa com a Unisinos, teremos a participação representativa dos graduandos dos cursos de Pedagogia da UFPR e da PUCPR, integrando saberes produzidos na relação entre a escola e a universidade”, comenta.
Submissão de trabalhos
As educadoras e os educadores podem inscrever seus trabalhos de pesquisa até às 23h59 do dia 15 de setembro em três modalidades: mesas temáticas, oficinas ou pôsteres. Além disso, as submissões poderão ocorrer nos seguintes eixos temáticos: Educação e tecnologias; Metodologias ativas e protagonismo estudantil; Integração curricular, Educação bilíngue e pesquisa; Ecologia Integral, sustentabilidade e cidadania global; Inclusão e diversidade; Acompanhamento, avaliação e Mapa das Aprendizagens; Comunicação não violenta e afetividade.
A escolha dos eixos temáticos do 2º SPI considera temas latentes no cenário educacional brasileiro, visando a contemplar reflexões e práticas que tangenciam os desafios impostos pela realidade atual. Nesse sentido, ao priorizar esses sete eixos, buscamos estabelecer pontes entre metodologias transformadoras, afetos e tecnologias, como possibilidades para a criação de um horizonte potencializador das mudanças e da aprendizagem integral na perspectiva inaciana.
Confira as informações específicas sobre cada eixo.
1ª edição e e-book do Simpósio
O 1º Simpósio de Práticas Inovadoras do Colégio Medianeira aconteceu em outubro de 2023 e contou com 51 trabalhos inscritos e a presença de mais de 200 educadores participando como interlocutores nas nove salas de comunicações orais e oficinas. Além da participação de mais de 20 educadores, membros das Comissões Organizadora e Científica e dos professores da Unisinos que, por meio do programa Unisinos Education, assessoraram o Medianeira e certificaram os participantes.
Toda essa troca de conhecimento e ideais resultou em um e-book. A publicação tem 128 páginas e os textos apresentados ao público revelam uma produção coletiva que buscou responder aos desafios do nosso tempo, segundo o PEC 2021. São nove capítulos referentes aos eixos: Educação e tecnologias; Metodologias ativas e protagonismo estudantil; Integração curricular e pesquisa; Sustentabilidade e cidadania global; Inclusão e diversidade; Acompanhamento, avaliação e mapa de aprendizagens.
O Diretor Acadêmico, Carlos Torra, relembra do pedido do Pe. Arturo Sosa para que os colégios da Companhia de Jesus se tornem espaços de pesquisa pedagógica e laboratórios de inovação didática. “Esse e-book expressa a concepção de inovação pedagógica construída no processo de análise das práticas, embasada nos referenciais Pedagógicos Inacianos e elaborada pelas equipes de todos os segmentos do Colégio. Recomendo a leitura como fonte de pesquisa, investigação e revisão de práticas pedagógicas, por ser um conhecimento sistematizado vigente no Medianeira”, afirma.