14.08.18

4º ano: visita à RPC TV

Os pequenos conheceram os bastidores da emissora e descobriram como se cria a informação.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] As crianças puderam conhecer melhor como se cria a informação.

Por Jonatan Silva

As turmas do 4º ano do Tempo Integral visitaram, no final de julho, a RPC TV, afiliada da Globo no Paraná. A atividade faz parte da disciplina de Culturas Digitais, cujo objetivo é colocar as crianças em contatos com as tecnologias e instrumentalizá-las nos processos de comunicação e interação.

Durante o passeio os estudantes participaram dos bastidores das gravações de programas e conheceram apresentadores e jornalistas da emissora. Além do momento de aprendizagem e descoberta, os pequenos puderam se divertir com equipamentos e cenários.

Segundo Claudia Lorena Cardoso, professora responsável pela disciplina, ao conhecer o funcionamento da TV, os pequenos se desenvolvem de maneira significativa nas dimensões cognitiva, comunicativa e socioemocional. “Foi um momento de aproximar, ainda mais, os estudantes da realidade midiática da aprendizagem na perspectiva da formação integral comenta a educadora.

Bruna Maria Barbosa, responsável por receber as turmas do Medianeira na emissora, ressalta a importância do movimento de levar as crianças para dentro TV, desmitificando a “caixa mágica”. “Foi nítido que os estudantes já estavam bem preparados para a visita, ficamos muito felizes quando você nos enviou as perguntas que vocês montaram junto com as crianças, algumas delas nós não sabíamos a resposta e corremos atrás para passar todas as informações para vocês e certamente vamos utilizá-las em outras visitas”, avaliou.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Os estudantes conheceram as sala de edição e outros bastidores.

Culturas digitais

A oficina de Culturas Digitais prepara o estudante, de maneira orgânica, para um mundo cada vez mais plural e amplo. A tecnologia, ao invés de reduzir o contato entre os sujeitos, deve favorecer a interação e a troca de experiências, possibilitando uma aprendizagem múltipla em diversas dimensões. O projeto já apresentou aos estudantes temas como Fake News, Fotografia e Design.

O Projeto Educativo Comum (PEC), documento basilar da Rede Jesuíta de Educação (RJE), avalia o contato com as tecnologias como elemento fundamental na formação integral. “A incorporação das mídias sociais nos processos educativos permite a promoção de uma revolução metodológica nos processos de ensino e de aprendizagem, contribuindo, assim, para que a escola seja um espaço mais eficaz na construção significativa do conhecimento e ambiente de qualificação dos estudantes no uso das mídias sociais”, afirma o PEC, n. 28.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Ícone - Agende uma visita
Agende uma visita
Ícone - Matrículas
Matrículas

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo