20.09.18

9º anos recebem Paulo Venturelli

O escritor e professor conversou com as turmas a respeito da tragédia grega.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Venturelli usou de muito bom humor para falar com os estudantes.

Por Jonatan Silva

Os estudantes do 9º ano receberam nos dias 13 e 18 de setembro a visita do professor e escritor Paulo Venturelli, que conversou com as turmas a respeito da tragédia grega, em especial a peça Antígona, de Sófocles. O bate-papo, promovido pelos professores Renato Perré, da Oficina de Teatro do Medianeira, e Regina Lecheta, da disciplina de Artes da série, foi um passeio pela história e pela mitologia.

Para Perré, Venturelli é um dos grandes nomes da literatura brasileira contemporânea e um estudioso do teatro grego. “Ele promete e cumpre sua missão de proporcionar momentos profundos e muito divertidos, nos quais o seu conhecimento nos lava a alma e nos faz compreender a incrível tragédia de Antígona, a primeira mulher da literatura ocidental, que enfrenta a rigidez do poder institucionalizado”, comenta o professor.

Enquanto recebia as turmas, Venturelli contextualizava a importância do teatro na sociedade grega para a formação moral do conceito de cidadão. Para fomentar a produção teatral, o governo promovia festivais, cujas peças chegavam a juntar 40 mil pessoas, e premiava os dramaturgos. “O teatro”, explicou o escritor, “era tão fundamental para o povo grego quanto o futebol é hoje para nós”.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Venturelli é um dos grandes nomes da literatura brasileira contemporânea e um estudioso do teatro grego.

Medida

Com muito bom humor, Venturelli perpassou importantes obras da tragédia grega, como Édipo Rei, criando identificação imediata com os jovens. De acordo com o autor de Anjo rouco, as peças trágicas, em especial Antígona, são um importante alicerce para compreendermos a nossa sociedade atual. “Sófocles escreveu suas peças de tal modo que elas ainda fazem sentido hoje em dia. A tragédia era, e ainda é, capaz de dar a medida que era ser cidadão e sociável”, comenta.

O Medianeira acredita que a observação do mundo pelo olhar das artes – em suas mais diversas linguagens – faz parte do compromisso com a formação integral do estudante, preparando-o para fazer do mundo um lugar mais justo e fraterno.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Ícone - Agende uma visita
Agende uma visita
Ícone - Matrículas
Matrículas

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo