Coordenação Comunitária
A iniciativa faz parte do projeto de formação continuada dos educadores do Medianeira.
[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Educadores trocaram experiências e vivências a respeito da Avaliação de Desempenho. Foto: Paulinha Kozlowski.
Por Jonatan Silva
Dentro da iniciativa de formação continuada do Colégio Medianeira e da Rede Jesuíta de Educação (RJE), os educadores da Coordenação Comunitária participaram de um grupo de estudos a respeito da Avaliação de Desempenho. O intuito é a familiarização com os processos que regem o sistema, demonstrando sua importância para a busca da Aprendizagem Integral dos estudantes.
A discussão contou com o auxílio de educadores do Administrativo, que foram chamados de Facilitadores. Segundo Gilberto Vieira, Diretor Administrativo do Medianeira, essa atividade permite a integração e a troca de experiências e percepções a respeito das matrizes de avaliação de desempenho. “Cada Facilitador estudou e interpretou um dos itens da avaliação de desempenho realizando uma apresentação e permitindo que fossem tiradas dúvidas”, comenta.
Francisco Faigle, o Chicão, responsável pela Coordenação Comunitária, observa na avaliação de desempenho uma oportunidade de avaliar pontos positivos e negativos do trabalho realizado pelos educadores, permitindo mais clareza e conhecimento nos processos. “Dentro do nosso projeto de gestão de pessoas a formação continuada tem um valor muito expressivo, por isso quando temos oportunidade de esclarecer as matrizes que fazem parte do processo de avaliação é de extrema importância que o educador saiba claramente o que quer dizer cada matriz avaliativa significa”, resume.
Para Henrique Pierri, educador da Tesouraria e um dos Facilitadores, essa foi uma oportunidade de reflexão e ressignificação de processos e conceitos, contribuindo para a excelência humana e acadêmica das crianças e dos jovens que integram o corpo discente do Medianeira. “É uma experiência muita rica e surpreendente, que nos faz relembrar a importância de todos os educadores, independente do setor em que atuam”, explica.
[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] O trabalho realizado com a Coordenação Comunitária permite a apropriação do PEC, o autoconhecimento e a criação de um PDI. Foto: Paulinha Kozlowski.
PEC
A Avaliação de Desempenho está prevista no Projeto Educativo Comum (PEC), n. 73, e é uma importante estratégia na busca por uma educação de qualidade e para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Na visão de Gilberto Vieira, o trabalho realizado com a Coordenação Comunitária permite a apropriação do PEC, o autoconhecimento e a criação de um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI).
Ao fomentar o debate a troca de vivências, o Medianeira possibilita que todos os educadores se tornem exemplo para a comunidade educativa, colocando em evidência a preocupação com a formação de sujeitos competentes, conscientes, compassivos e comprometidos. “Ao mesmo tempo em que somos exemplo para os estudantes, temos exemplos de senhoras e senhores que estão sempre abertos ao saber. Os exemplos estão por todos os lados e para todos nós, basta abrirmos nossos olhos para vermos coisas novas”, exemplifica Pierri. Chicão comenta também que, além do benefício aos estudantes, toda a comunidade “sai ganhando com um trabalho prestado tem qualidade e profissionalismo”.
A formação continuada é a prática do cuidado pessoal para e com os demais, valorizando os educadores e colocando em evidência a preocupação do Medianeira com uma educação plural e pautada pela justiça social.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]