30.03.20

Coronavírus – 30/03/2020

Contamos com a colaboração de todos porque prevenir é a melhor opção.

(Atualização – 30/03/2020 – 17h)

Senhores pais/responsáveis,

Ao iniciarmos a segunda semana de suspensão do Calendário Acadêmico 2020 devido ao COVID-19, seguimos atentos às Normativas Estaduais e Municipais e reforçamos alguns encaminhamentos junto à comunidade escolar:

1 – Data de retorno às aulas: ainda sem previsão. De acordo com a Nota de Esclarecimento do Conselho Estadual de Educação do Paraná desta última sexta, 27 de março, as aulas continuam suspensas, sem validação das atividades não presenciais. A medida poderá ser interrompida ou alterada por meio de nova determinação governamental.

2 – Reposição das aulas: o Colégio Medianeira cumprirá com a determinação legal de carga horária e número de dias letivos. O Decreto Estadual n.º 4.258 possibilita a antecipação do recesso escolar de julho de 2020, forma como temos agido até o momento. Assim sendo, reforçamos que haverá impactos no recesso de julho, número de sábados letivos e data de término do ano acadêmico. Tão logo haja definição legal, informaremos a revisão do Calendário Acadêmico.

3 – Durante o período de suspensão das aulas, a Plataforma Moodle tem sido utilizada em todas as séries para postagem de atividades diversas, com foco no acompanhamento aos estudantes e suas aprendizagens. Temos trabalhado diariamente para qualificar a Plataforma em sua capacidade técnica de acesso. Semanalmente, nossos Professores têm postado roteiros de estudo e materiais complementares. Orientadores de Aprendizagem têm respondido individualmente às dúvidas e questionamentos que nos chegam via canal oficial de contato família-escola definido para esse momento de pandemia, o e-mail: comunicacao@colegiomedianeira.g12.br. Conforme registramos no comunicado de 18 de março, pedimos que estudantes e famílias acessem o Moodle, determinando tempo de qualidade para esse aprofundamento diário. Importante que todos mantenham o ritmo e hábito de estudos, tão necessários ao bom desempenho escolar.

4 – Estudos não presenciais: todos temos consciência sobre o significado do estudo a distância para a Escolarização Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), desde as implicações legais, questões trabalhistas, universalização do acesso, gestão de tempo e espaço para o aprender, mediações pedagógicas, papel educador da família. A Equipe Pedagógica do Colégio continua trabalhando para que, caso haja validação dessa forma de estudo pelas autoridades legais, possamos continuar oferecendo às nossas crianças, adolescentes e jovens processos de aprendizagem mediados a distância com qualidade, oportunizando novas formas de acesso ao conhecimento, interação e protagonismo na aprendizagem.

5 – Atendimento presencial à comunidade: respeitando o Decreto n.º 4.317 assinado pelo governo do Paraná no sábado, 21 de março, que orienta o fechamento de serviços não essenciais, o Colégio Medianeira mantém suspenso o atendimento presencial à comunidade pelos setores administrativos.

Continuamos atentos e atuantes nesse cenário que nos exige discernimento, criatividade e muita responsabilidade. Fundamentados em nossa missão educacional, prosseguimos confiantes em nosso trabalho de excelência humana e acadêmica.
“O Senhor interpela-nos e, no meio da nossa tempestade, convida-nos a despertar e ativar a solidariedade e a esperança, capazes de dar solidez, apoio e significado a estas horas em que tudo parece naufragar. O Senhor desperta, para acordar e reanimar a nossa fé pascal. (Papa Francisco, 27 de março de 2020) ”.
Novas informações serão comunicadas no ClipEscola e por e-mail.

Atenciosamente,
Direção do Colégio Medianeira.

Comunicados anteriores sobre o Coronavírus.

23/03/2020 – Coronavírus
18/03/2020 – Coronavírus