O novo Coronavírus e o desafio da quarentena
Programar atividades em casa é a melhor forma para manter o aprendizado do estudante
O novo Coronavírus e o desafio de ficar em casa
Em tempos de reclusão social por quarenta, devido ao novo Coronavírus, programar atividades para realização em casa é a melhor forma de manter o aprendizado dos estudantes
26/03/2020 Notícias| Coronavírus, Atividades em casa
O período de reclusão social vivido, atualmente, no Brasil e no mundo, impõe mudanças na rotina de todas as pessoas. O desafio de conter a disseminação do novo Coronavírus (Covid-19) exige responsabilidade e cooperação. E, para garantir o bem-estar e a aprendizagem de nossos estudantes, trabalhamos junto às famílias neste momento. O isolamento social, evitando a propagação do Coronavírus, é a melhor forma de controle da pandemia.
Nossas aulas presenciais estão suspensas desde o dia 20/03. Porque é tempo de “Ser mais para os demais”: prevenir e preservar vidas. Mas, como “quarentena” não significa “férias”, e sim um período de reclusão para garantir a saúde e o bem-estar comum, o Colégio Medianeira atua no sentido de dar suporte a atividades para realização em casa.
Dando continuidade ao trabalho já iniciado neste primeiro semestre letivo de 2020, nossos educadores disponibilizam material on-line, via Plataforma Moodle. Nas séries iniciais, o foco das postagens será em sugestões de atividades para as famílias realizarem com as crianças em casa. Já para os estudantes maiores (Ensino Fundamental II e Ensino Médio), enfatizam-se roteiros de estudo e exercícios que retomem os conteúdos trabalhados em sala de aula para fixação.
Por isso, além das atualizações diárias em nossas Redes Sociais (Facebook e Instagram), criamos um espaço para auxiliar a todos com informações, dicas e sugestões de outras possibilidades de realização em casa, a fim de seguirmos juntos neste momento, saindo desse período com ainda mais conhecimento. Acompanhe!
Ser mais para os demais
O momento atual exige cuidados com relação a nós mesmos a aos outros. É tempo de ser Magis, de pôr em prática os ensinamentos de Santo Inácio de Loyola, de “Ser mais para os demais”. E, com atitudes muito simples, podemos contribuir para uma rotina saudável de atividades e vivências ao longo desta quarentena.
Atentos à importância da prevenção, reforçamos ser fundamental:
• Lavar as mãos com frequência, utilizando água e sabão, e, além disso, fazer o uso do álcool em gel várias vezes ao dia;
• Não compartilhar alimentos ou objetos de uso pessoal, como garrafas, copos, talheres ou pratos;
• Procurar manter os ambientes ventilados e evitar aglomerações em ambientes fechados;
• Cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar, utilizando seu antebraço ou lenços descartáveis;
• Evitar o contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.
Mas… e como estudar em casa?
Que quarentena não significa “férias” todo mundo já sabe… mas, é difícil estabelecer e manter o ritmo de estudos em casa! Pra ajudar nisso, o Colégio Medianeira já disponibilizou, no Moodle, conteúdo para orientar uma rotina de aprendizagem durante a quarentena. A ideia é que nossos estudantes tenham um período de dedicação às tarefas escolares, sendo direcionados pelos pais ou responsáveis.
E não é só de teoria que vive um estudante. Então, para auxiliar nessa estadia em casa, propomos atividades diversas, pra se fazer sozinho ou em companhia da família.
Rotina de aprendizagem
Sem dúvida, estudar em casa é um desafio tanto para os educadores, que preparam materiais de apoio, quanto para as famílias, que acompanham o desenvolvimento dos estudantes. Para facilitar essa aprendizagem no dia a dia, separamos as seguintes dicas:
- Construa uma rotina diária, com horários e atividades pré-estabelecidas (discutindo anteriormente com o estudante os conteúdos a serem abordados, pois isso transmite segurança);
- Defina o local mais apropriado para as atividades escolares (prefira um cômodo reservado, silencioso e que disponha de todos os itens necessários;
- Antes de se iniciarem os estudos, separe, com a ajuda do estudante, todos os materiais importantes à realização naquele momento;
- Intercale atividades propostas pelo Colégio e momentos lúdicos: jogos e brincadeiras, exercícios que exijam concentração, propostas de movimentação corporal e intervalos para lazer e descanso;
- Esteja presente no momento de realização das atividades escolares, auxiliando na interpretação e nas dúvidas que surgirem;
- E, atenção: não faça por eles. Cada indivíduo deve apreender conforme suas potencialidades.
Reforçando os cuidados com a saúde e o bem-estar
Uma rotina de vida saudável exige cuidados. Sempre devemos dar atenção a isto, mas, em tempos de pandemia, algumas atitudes se tornam ainda mais importantes:
Ficar em casa
A fórmula mais eficaz contra o Covid-19 é: permanecer em casa, fora do contato social para não disseminar o vírus. Por isso, alternativas como compras e serviços on-line são muito bem–vindas. Busque sair apenas em necessidade extrema. Evite visitar familiares idosos, ajude-os sempre que possível, mas a distância. Crie uma rotina de atividades: estude, leia, assista filmes, crie uma nova atividade, faça alongamentos e exercícios físicos dentro do espaço que tiver. Além disso, durma e alimente-se bem.
Mãos sempre limpas
Temos ouvido isto constantemente e, na verdade, essa é uma boa prática para todos os momentos. Lave as mãos com água e sabão, esfregando-as por completo para uma higienização eficiente. A utilização do álcool em gel 70% deve ser dedicada aos momentos em que não há possibilidade de se lavar as mãos com sabão. Além disso, evite colocar as mãos na boca, olhos e nariz, cubra a boca com o antebraço ao tossir ou espirrar.
Dissemine esperança e solidariedade
É preciso encarar este momento de mudanças com serenidade e equilíbrio. Para passar por esse período, cuide de sua mente e espírito, busque pensamentos de paz e esperança, tenha momentos de reflexão e de oração. E olhe para fora também, seja responsável e solidário com aqueles que estão a sua volta, com palavras e ações. Compartilhe e participe de iniciativas que valorizem o bem comum, para que possamos cuidar uns dos outros.