19.08.21

De que forma as novas tecnologias são importantes para a aprendizagem?

O Colégio Medianeira está pronto para usar todos os recursos possíveis para aprimorar a educação oferecida.

De que forma as novas tecnologias são importantes para a aprendizagem?

Se o uso de telefones celulares em sala de aula já foi um problema para os professores, não é mais. Diante de uma pandemia, todos os processos que envolvem a educação precisaram se adaptar às diversas possibilidades que a tecnologia pode oferecer. E com o Colégio Medianeira não foi diferente.

Nossa instituição de ensino, por ser um lugar de troca de experiências, interações sociais e aprendizado, não poderia fazer de conta de que nada está acontecendo e ficar por fora da realidade tecnológica pela qual passa o mundo.

A tecnologia, quando bem utilizada, simplifica o dia a dia de estudantes e professores, seja na pesquisa ou na comunicação entre eles, e fornece novos métodos educativos, colaborando com o processo de aprendizagem de todos.

“Todas as ferramentas tecnológicas que utilizamos, como avaliações on-line, tarefas digitais, videoaulas, fóruns e aplicativos, fazem com que a aprendizagem seja mais dinâmica e estimulam os estudantes a terem mais autonomia e habilidade para tecer seus conhecimentos. Sua utilização já era preceito do Colégio Medianeira, mesmo antes da pandemia, que acabou acelerando o processo de inclusão no método educativo”, explica Clea Camargo, supervisora do setor de Informática Educacional.

Vantagens de utilizar a tecnologia na educação

As ferramentas que a educação dispõe hoje permitem uma variedade de formas de usar a tecnologia no ambiente escolar. Mas é importante ressaltar que ela não substitui o papel dos professores na aprendizagem, sendo fundamental que os educadores saibam conduzir a utilização dessas novas mídias e softwares.

Por isso, nós investimos em formação continuada para auxiliar nossos professores nessa adaptação. Além disso, confiamos muito no nosso corpo docente, que é altamente preparado e especializado nos segmentos em que atuam.

Conseguimos encontrar o equilíbrio do uso de tecnologia para assegurar o desenvolvimento cognitivo e despertar a curiosidade dos estudantes. Confira outros benefícios das novas tecnologias na educação.

1. Tornam as aulas mais atrativas
  2. Despertam a curiosidade e atenção dos estudantes
  3. Melhoram a aprendizagem
  4. Auxiliam os educadores a dinamizar as aulas
  5. Contribuem para o aproveitamento escolar extraclasse

Processo de adaptação

Devido à pandemia, o Medianeira teve de rever sua estrutura e a forma como utiliza as ferramentas digitais dentro e fora da instituição. No início, foi necessário não somente aprender a usar as novas tecnologias nas aulas remotas ou videoaulas, como também procurar outras ferramentas para dar conta da nova demanda.

Cursos e tutoriais foram criados para apresentar os vários recursos disponíveis para os educadores, com o intuito de facilitar o processo de aprendizagem dos nossos estudantes em um ambiente não tão convencional.

“Tivemos de nos reinventar e aprender incluir as novas tecnologias nas diferentes dimensões do processo educativo e, com isso, mostramos aos estudantes o importante papel deles para a aprendizagem nesse novo formato. No fim, todos saímos ganhando”, esclarece Clea.