14.03.16

Descobrindo o Egito

No último sábado foi comemorado o Dia do Bibliotecário, figura fundamental no processo de ensino.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Foto: Paulinha Kozlowski.

As bibliotecas deixaram de ser um espaço exclusivamente para empréstimo de livros, pesquisa e leitura. Com essa nova configuração, a Biblioteca Fase I do Colégio Medianeira desde o ano passado recebe uma decoração temática com algum assunto abordado nas disciplinas do Ensino Fundamental. Em 2016, o Egito foi escolhido para enfeitar as paredes, mesas e armários.

Para a auxiliar de biblioteca Lilian Palmiquist, é importante que a biblioteca seja um ambiente que convide à aprendizagem. “O Egito é um assunto que chama a atenção dos estudantes e os professores podem trazê-los na biblioteca”, define. Grande parte da decoração foi realizada dentro do próprio Colégio pelo atendente da biblioteca, Josias Godói, que usou argila e outros materiais para compor as esculturas.

O trabalho de Godói foi totalmente artesanal e inspirado por pesquisas realizadas ao longo dos meses. Entre as diversas técnicas, ele preferiu fazer suas peças ocas, ao invés de colocar material de sustentação. “Isso foi um desafio para mim. Tive que tirar as imagens do papel e passar para algo 3D.”

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Foto: Paulinha Kozlowski.

Curiosidade

Uma das peças mais interessantes da biblioteca é justamente um quadro encontrado no lixo por Josias. “Eu estava voltando para casa de bicicleta quando vi o quadro. Parei na hora”, relembra. A coincidência é que, antes de sair, Josias havia olhado a mesma pintura no computador e decido reproduzi-la. “Foi uma conspiração dos deuses”, brinca.

Atividades

Um dos projetos de maior sucesso da Biblioteca Fase I do Medianeira é A Hora do Conto, que acontece a cada 15 dias. Direcionada aos estudantes do Maternal ao 5º Ano, a atividade é um momento lúdico no dia a dia escolar. “A contação de história, além de trabalhar com a imaginação, ela também instiga com o processo investigativo, buscando o porquê das coisas”, explica Josias.

A Hora do Conto é também uma quebra da rotina, colocando os estudantes em contato com algo novo e diferente daquilo que acontece dentro da sala de aula. “Esse é um momento em que o aluno para e relaxa”, afirma Lilian.

Dia do bibliotecário

No último sábado (12/3) foi comemorado o Dia do Bibliotecário, figura fundamental no processo de ensino e aprendizagem do Colégio Medianeira. Fica aqui o nosso agradecimento pelos trabalhos realizados todos os dias nas bibliotecas Fase I e II e a todos os profissionais dedicados a compartilhar aquilo que há de mais importante: o conhecimento.

Texto: Jonatan Silva[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]