12.08.16

Educação Infantil: Projeto Parcerias

A iniciativa é uma maneira de fortalecer a formação continuada do educador e estabelecer o diálogo.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Grupo discute os problemas comuns e em comum das escolas parceiras. Foto: Paulinha Kozlowski.

Texto por Jonatan Silva

No ano 2000, em plena virada do século, o Colégio Medianeira criou o Projeto Parcerias que, além de ser uma alternativa aos “convênios educacionais”, se transformou em um momento de troca de experiências e vivências entre escolas de Educação Infantil de Curitiba. Pensado para fortalecer as propostas pedagógicas das instituições envolvidas e também de proporcionar a formação contínua aos educadores, o projeto é referência na cidade e já teve seu modelo exportado para outros cantos do Brasil.

A coordenadora do Parcerias, Danielle Stapassoli, enxerga a iniciativa como um ponto de encontro para estudos, discussões acadêmicas e administrativas. “Além disso, funciona também como uma assessoria que pode ser feita tanto coletivamente quanto localmente no que diz respeito aos problemas enfrentados pelas escolas”, completa a educadora, responsável pelo Serviço de Orientação Pedagógica (SOP) do 3º ao 5º ano.

Em um cenário que prioriza a pluralidade e as diferentes realidades dentro e fora de sala de aula, o Projeto Parcerias permite o debate democrático sobre os problemas comuns de uma instituição de ensino, buscando soluções inovadoras e pautadas pelo fazer educação. Para Eliane Verdegay de Barros, diretora da escola Novo Educandário, o conhecimento e o respeito a essas diferentes realidades levam à construção de soluções personalizadas, no intuito de atender às mais específicas necessidades de cada escola.

“Em grupo, nos colocamos sempre atentas e aliadas aos conhecimentos de especialistas e gestores, coordenadores e professores para construir de maneira colaborativa novos conhecimentos para a melhoria da qualidade da educação”, define.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Brincando em Parceria: crianças de outros colégios vieram ao Medianeira para conhecer os espaços. Foto: Paulinha Kozlowski.

Oficinas

Todos os meses as escolas parceiras participam de oficinas e eventos. Em abril deste ano, a professora Ângela Coutinho conversou com os educadores e as educadoras do Parcerias sobre o currículo escolar e a base curricular comum. O Medianeira sediou também o evento Brincando em parceria, que trouxe os alunos das outras escolas para brincar, descobrir novos espaços e assistir a um espetáculo de teatro.

Danielle Stapassoli destaca a importância da formação do grupo para permitir que novas estratégias sejam encontradas e desenvolvidas de acordo com a realidade das parcerias. A educadora enaltece também a preocupação com o aprimoramento de professores e professoras. “É fundamental o comprometimento do grupo em captar, mensalmente, recursos para a formação continuada e de qualidade dos educadores, como no caso das palestras realizadas com profissionais de referência em Educação Infantil”, afirma.

Aprendizagem Integral

O Projeto Parcerias é uma iniciativa em prol da Aprendizagem Integral, da leitura e da compreensão de mundo por meio da diversidade e das múltiplas linguagens. Ao trazer à discussão temas pertinentes à Educação Infantil e à formação de homens e mulheres para e com os demais, o Medianeira reforça os laços do diálogo e do respeito, fazendo da sociedade um espaço mais justo e igualitário.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Ícone - Agende uma visita
Agende uma visita
Ícone - Matrículas
Matrículas

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo