12.01.17

Medianeira no vestibular

A vida no Ensino Médio dá continuidade à formação acadêmica e humana do aluno.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Alunos do Terceirão de 2016. Foto: Paulinha Kozlowski.

Por Jonatan Silva

O vestibular representa a terminalidade da escolarização básica e um importante momento de transição, no qual uma profissão é escolhida para toda a vida. No Colégio Medianeira os três anos que compõem o Ensino Médio (EM) são pensados para o amadurecimento acadêmico, por meio de projetos de pesquisa e parcerias com universidades.

Para Adalberto Fávero, o Beto, coordenador do EM, a aprovação no vestibular ou uma boa colocação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) são resultados de um trabalho que começa na Educação Infantil e percorre todos os anos dos alunos no Colégio até chegar ao Terceirão. Segundo o educador, é fundamental que, além do conhecimento técnico, os estudantes sejam compassivos e sensíveis aos demais.

A visão é compartilhada por Claudia Furtado de Miranda, do Serviço de Orientação Pedagógica (SOP) da unidade de ensino, que acredita no ingresso em uma faculdade como uma das partes do processo educativo. “Nosso grande objetivo é que os alunos passem no vestibular, mas junto com isso tenham uma educação sólida para que possam entrar no mercado de trabalho e se posicionar na sociedade”, explica a educadora.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Profissionais do mercado conversam com os alunos do Ensino Médio sobre suas carreiras. Foto: Paulinha Kozlowski.

Preparação

O Ensino Médio é também o momento de validação de toda trajetória estudantil do aluno e isso se dá por meio de um currículo amplo e de articulação entre o conhecimento científico, a cultura, a tecnologia e o trabalho. Nesse sentido, o Medianeira se preocupa com a formação integral, isto é, a preparação de um aluno competente, consciente, compassivo e comprometido.

“Nós trabalhamos mais que a prova, formamos a pessoa para que ela possa interferir no mundo em que vive, ser cidadão, ter uma vida universitária produtiva, ler o mundo do trabalho”, define Beto. Para o coordenador, o grande diferencial do Medianeira está na preparação de homens e mulheres para vida, tendo como pauta um olhar fraterno e a justiça social.

Desafios

Ser aprovado e ingressar na universidade simbolizam os primeiros desafios dos estudantes que se encaminham à vida adulta. “A possibilidade de fazer escolhas e de tomar decisões vai acontecer ao longo dos anos. A escolha de uma carreira está relacionando à realização pessoal”, afirma a supervisora pedagógica.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Banho de lama do alunos Medianeira aprovados na PUCPR. Foto: Paulinha Kozlowski.

Resultados

Participar da formação acadêmica e humana dos alunos e alunas há 60 anos é motivo de orgulho e satisfação para nós do Colégio Medianeira, mas testemunhar a conclusão de mais uma etapa de vida como a passagem pelos vestibulares e o ENEM é uma honra e a certeza de um trabalho realizado com dedicação e qualidade. Por isso, é com gratidão e respeito que parabenizamos a turma do TERCEIRÃO KAIROS pelo ingresso no ensino superior.

Ainda estamos compilando os dados de todos os aprovados para divulgarmos a tradicional lista dos calouros no início do ano letivo, mas já adiantamos que está sendo uma alegria imensa ver os nomes de muitos alunos como aprovados nas principais universidades. Para nos ajudar com a coleta de todos os aprovados, envie o nome do calouro, do curso e da universidade para o email comunicacao@colegiomedianeira.g12.br

Nos vestibulares mais concorridos de 2015, os alunos do Colégio Medianeira obtiveram mais de 75% de aprovação – garantindo o primeiro lugar nos cursos de Ciências Econômicas (UFPR), Engenharia de Produção (UFPR), Geologia (UFPR), Engenharia Cartográfica (UFPR), Serviço Social (PUCPR) e Gastronomia (PUCPR). O curso de Engenharia do Petróleo da USP, um dos vestibulares com maior concorrência do Brasil, também terá um sempre-aluno do Medianeira entre seus novos estudantes.

Em relação ao ENEM, em 2015 o Medianeira ocupou a quarta posição entre os colégios de Curitiba com mais de 90 alunos na 3ª série do Ensino Médio, além de um índice de permanência de 80%.

No Colégio Medianeira, o Ensino Médio dá continuidade à formação acadêmica e humana do aluno, não apenas projetando seu futuro, mas valorizando seu tempo presente.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]