20.09.16

Entrega oficial do PEC

Documento norteará ações e projetos dos colégios da Rede Jesuíta de Educação.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Para Guidini, o PEC transformará os colégios jesuítas em Centros de Aprendizagem Integral. Foto: Paulinha Kozlowski.

Texto por Jonatan Silva

Os educadores do Colégio Medianeira receberam em mãos, na noite desta quarta-feira (14/9), o Projeto Educativo Comum (PEC), documento da Rede Jesuíta de Educação (RJE) que irá nortear os passos da educação Jesuítica em todo o Brasil. Peça basilar do trajeto à excelência humana e acadêmica, o PEC sintetiza as ideias, conceitos e princípios da Companhia de Jesus.

Carlos Alberto Jahn, Diretor Geral do Medianeira, visualiza o momento de entrega como a materialização dos debates e discussões que auxiliaram coletivamente na composição do documento. “Agora o desafio é fazer com que as diretrizes, as grandes orientações revitalizem os projetos, as práticas e as ações dentro dos colégios da Rede e especialmente do Medianeira”, afirmou.

De acordo com P. Mário Sündermann, Delegado para a Educação Básica da RJE, as palavras-chaves para compreender o PEC são: renovação, revitalização, transformação, excelência e Aprendizagem Integral. “Havia no universo da educação básica da Companhia de Jesus um desejo e uma necessidade de transformação. O encanto, o sorriso e o brilho nos olhos que a gente percebe nos profissionais são indicadores de que esse documento vem para abrir horizontes”, explicou Sündermann em vídeo disponível no YouTube por ocasião do lançamento do documento em São Leopoldo (RS).

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Momento da entrega do PEC aos educadores da área administrativa. Foto: Paulinha Kozlowski.

Aprendizagens

A grande provocação trazida à tona pelo PEC é o desenvolvimento pleno do sujeito, o que, em outras palavras, significa a quebra de paradigmas e modelos lineares. Nesse sentido, Jahn coloca a Aprendizagem como aspecto fundamental no processo. “A aprendizagem se dá no dia a dia dentro da sala de aula, no pátio, nos grandes projetos e ações que professores e alunos desenvolvem. ”

Um dos objetivos do PEC é justamente que os 17 instituições de educação básica da RJE sejam reconhecidos como Centros de Aprendizagem Integral. “Ao colocar o aluno como centro do processo de aprendizagem, e ao compreender nosso colégio como Centro de Aprendizagem Integral, precisaremos rever ou reforçar projetos, práticas e concepções. Sujeitos, tempos e espaços escolares serão o grande tripé desse novo momento pedagógico que vivemos, o que nos instiga e desafia ao novo e ao magis“, afirmou Fernando Guidini, Diretor Acadêmico do Medianeira, em texto enviado aos educadores que pode ser lido aqui.

Para Guidini, o PEC direciona o Colégio Medianeira em quatro grandes linhas: a formação/aprendizagem integral; a formação crítico-humanista como um processo educativo integrador; o foco sobre o aluno e no processo das aprendizagens; e a gestão pedagógica e curricular estratégicas.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Na visão de Jahn, Diretor Geral do Medianeira, o PEC é um convite a novos desafios. Foto: Paulinha Kozlowski.

Norteador

A coordenadora dos 6º e 7º anos, Eliane Zaionc, destaca o caráter norteador do PEC. Para a educadora, o documento não tem o caráter uniformizador dos colégios, já que respeita as especificidades de cada região. “O PEC apresenta de forma clara que pessoa desejamos formar, a importância da articulação entre fé e justiça, o foco na aprendizagem integral, isto é, intencionalidade na formação de pessoas competentes, conscientes, comprometidas e compassivas”, explica.

Nesse sentido, Jahn observa no PEC as possibilidades de adaptação e contextualização com a realidade do colégio e com questões como tempo, lugar e pessoa. “Penso que esse é o grande desafio: como nós, comunidade escolar Medianeira, desenvolvermos estratégias, criatividade e ao mesmo tempo sermos capazes de criar algo novo que faça sentido para quem está aqui no dia a dia”.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] O PEC é uma ferramenta norteadora, que respeita os contextos e especifidades de cada colégio. Foto: Paulinha Kozlowski.

Formação

É preciso que os educadores se apropriem do que diz o documento para que ele seja colocado em prática para a busca da Aprendizagem Integral. Eliane destaca que o domínio do PEC e sua execução são possíveis por meio da discussão e do estudo. “Serão momentos intensos e ricos de qualificação do currículo, nos diferentes componentes curriculares, serviços e unidades/centros, com alguns questionamentos gerados a partir do PEC e do nosso PPP e dos estudos realizados até então: no que precisamos nos rever? O que precisamos melhorar? O que são fortalezas e não abrimos mão?”, reitera.

A formação integral do sujeito, de acordo com o PEC, envolve acima de tudo a preparação de homens e mulheres competentes, conscientes, compassivos e comprometidos, capazes de, com criatividade e respeito, ajudar na construção de um mundo mais justo e solidário, inspirados pela mensagem deixada pelo P. Pedro Arrupe: “somos mais quando nos abrimos aos demais”.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

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