24.03.17

Espaço do Terceirão na biblioteca

Os estudantes poderão estudar em um ambiente especialmente criado para eles.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Estudantes podem estudar em grupos ou individualmente. Foto: Paulinha Kozlowski.

A Biblioteca P. Oswaldo Gomes Fase II do Colégio Medianeira inaugurou no início de 2017, que marca os 60 anos da instituição, um espaço dedicado especial às turmas do Terceirão. O local, criado a partir de uma demanda dos estudantes, tem como principal objetivo proporcionar novas dinâmicas – coletivas ou individuais – de estudo.

Para a bibliotecária Elizete Kshesek, a reconfiguração do espaço é um passo importante no fomento à Aprendizagem Integral e na valorização das relações entre os estudantes. “A partir do momento que você tem um local no qual você pode se concentrar, estar em silêncio, com livros ao seu redor, contribui para que se tenha maior aproveitamento”, comenta.

Kateline Oliveira, atendente da biblioteca, compartilha da opinião. Para a educadora, o novo ambiente é uma oportunidade de experenciar novas formas de aprendizagem. “Os alunos podem ficar mais à vontade, se reunir em grupos e discutir, aprendendo na troca de diferentes olhares”, diz e completa relembrando que os professores do Terceirão podem usar o espaço para suas aulas.

Outro ponto importante: os livros escolhidos pelos principais vestibulares também estão disponíveis nesse local para empréstimo. Elizete esclarece que cada título possui um grande número de exemplares, permitindo que todos possam ler as obras obrigatórias nos concursos.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Espaço foi uma demanda pedida pelos alunos do Terceirão. Foto: Paulinha Kozlowski.

Nova proposta

A redefinição da proposta de uso da biblioteca vai ao encontro do que afirma o Projeto Educativo Comum (PEC), em seu número 29, que aborda o redimensionamento dos tempos e locais de aprendizagem para “gerar mais espaço de mobilidade e criatividade no processo educativo”.

De acordo com Mário Borges, também responsável pelo atendimento a educadores e estudantes, a biblioteca deixou de ser uma área das escolas para guardar livros, transformando-se um ambiente de convivência e trocas de experiências. “É mais que necessário pensarmos nos alunos que temos: eles conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo, por isso, é importante que a biblioteca atenda a todos os perfis de alunos que se tem no Colégio”, explica.

Na prática, isso significa tornar a biblioteca um espaço híbrido e que permita as mais diversas aprendizagens. Nesse contexto, o Medianeira oferece aos estudantes e aos educadores jogos educativos. “O aluno pode aprender matemática com o Banco Imobiliário, por exemplo”, afirma Kateline. Outras opções de jogos ofertadas são War, xadrez e damas.

Em outras palavras, a biblioteca abandonou há muitos anos a pecha de “lugar de castigo”. Mário e Kateline reiteram a função social da biblioteca e relatam que muitos estudantes esperam o horário de uma atividade de contraturno enquanto devoram livros. Os educadores, porém, relembram que, para continuar na biblioteca fora do horário regular de permanência na escola é fundamental que o aluno esteja autorizado pelos responsáveis e pela sua coordenação.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Novidade já caiu no gosto dos alunos: Foto: Paulinha Kozlowski.

Para todos

A Biblioteca P. Oswaldo Gomes Fase I e Fase II é um espaço destinado à toda a comunidade educativa. No início de cada ano letivo, os educadores realizam um trabalho de formação com os alunos, apresentando o sistema de pesquisa de títulos e os serviços disponíveis. Segundo Borges, essa é uma prática que fortalece a autonomia e a liberdade de circulação no recinto.

Além dos estudantes, educadores e famílias também são convidados a realizar empréstimos de livros e DVDs, basta possuir login no Portal e cadastrar a biometria em qualquer uma das duas unidades.

No entanto, o trabalho da biblioteca do Colégio Medianeira vai muito além do empréstimo e devolução de livros. Com um acervo de quase 50 mil exemplares, entre livros, DVDs e periódicos, possui um papel de protagonismo no ambiente virtual. Mário Borges explica que a biblioteca Fase II é responsável pela curadoria de todo o material de apoio ao Projeto de Pesquisa disponível no Moodle. “Fazemos a inserção de documentos, artigos, dicas de livros. Você abre a internet e há um mundo de informação, é preciso filtrar o conteúdo”, arremata.

O espaço do Terceirão é mais um movimento do Colégio Medianeira para formação de sujeitos competentes, conscientes, compassivos e comprometidos, excelentes humana e academicamente.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]